Como funciona a tributacao de dividendos?

Como funciona a tributação de dividendos?

Como funciona a tributação de dividendos? Atualmente, o imposto sobre o lucro para as empresas (que não estão no Simples Nacional), de modo geral, funciona assim: O Imposto de Renda sobre o resultado líquido é de 15\%; Se o lucro for maior do que R$ 20 mil por mês do período de apuração, o volume extra é tributado em mais 10\%.

Qual a tributação dos lucros e dividendos?

•IN SRF 11/96 e 93/97, ADN COSIT 04/96, IN 15/2001 •EXPOSIÇÃO MOTIVOS (MP) LEI 9.249–26.12.2005 •12. Com relação à tributação dos lucros e dividendos, estabelece-se a completa integração entre a pessoa física e a pessoa jurídica, tributando-se esses rendimentos exclusivamente na empresa e isentando-se quando do recebimento pelos beneficiários.

Por que os dividendos são cobrados?

Os dividendos são a parte do lucro da empresa que é dividida entre os seus sócios como uma espécie de remuneração. No entanto, atualmente o Imposto de Renda sobre este lucro é cobrado diretamente apenas das empresas. Dessa forma, as pessoas físicas de pagar impostos sobre aquilo que recebem de dividendos.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece quando se bloqueia o IMEI de um aparelho?

Qual a cobrança do imposto sobre a renda?

Para as pessoas físicas, esse percentual do imposto sobre a renda era de 15\%. A regra mudou com a implantação da Lei 9.249. A partir dela a cobrança de imposto, neste caso, se tornou exclusiva para as companhias. A ideia era evitar uma bitributação. Ou seja, impedir que o imposto de renda fosse cobrado duas vezes sobre o mesmo lucro.

Como declarar os dividendos no imposto de renda?

O procedimento para declarar os dividendos no Imposto de Renda é muito simples, declara-se o valor bruto recebido no carne do leão e lança-se o imposto de 30\% que foi debitado na coluna de “Imposto pago no Exterior a compensar”.

Posso pagar dividendos em empresas de capital aberto?

O sócio dessas empresas de capital aberto podem ser pagos em JCP (Juros Sobre Capital Próprio) ou em dividendos. Lembrando que os dividendos são isentos e JCP tem imposto de 15\%.

Por que os dividendos devem ser declarados?

Os dividendos são isentos de Imposto de Renda, mas devem ser declarados. Não confunda os dividendos com os juros sobre capital, outro tipo de remuneração das ações, que será explicada mais adiante. Pegue o demonstrativo enviado pela empresa que você possui ações e localize no documento o campo “Rendimentos Isentos e não tributáveis”.

LEIA TAMBÉM:   Quais as possiveis complicacões das fraturas?

Como propor a destinação dos dividendos?

Os setores contábil e administrativo da empresa devem propor a destinação dos dividendos conforme indicado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) de cada ano, esse é um relatório arquitetado pelos contadores que evidencia os resultados do negócio com dados claros, precisos, transparentes e concretos.

Como fazer o pagamento dos dividendos?

O pagamento dos dividendos pode ser feito de forma mensal, semestral ou anual. Isso também vai depender da companhia. Para fazer a distribuição do dinheiro, o conselho administrativo da empresa faz um balanço geral. Ele verifica os lucros e a possibilidade de pagamento aos acionistas.