Como funciona a retificacao de Meia-onda?

Como funciona a retificação de Meia-onda?

O retificador de meia-onda consiste em um circuito para remover metade de um sinal AC (corrente alternada) de entrada, transformando-o em um sinal CC (corrente contínua). É constituído basicamente de um transformador, um diodo e uma carga.

Por que o rendimento da retificação de Meia-onda e baixo?

Na retificação de meia onda alternam-se os períodos de existência e inexistência de tensão sobre a carga. Conseqüentemente, o valor medido de tensão cc média sobre a carga é muito inferior ao valor efetivo ca que seria medido na entrada do circuito, conforme ilustrado na Fig. 9.

Quantos tipos de retificação existem?

Dependendo das características da energia de corrente alternada utilizada, os retificadores são classificados como monofásicos, quando são alimentados por uma fase da rede elétrica, ou trifásicos quando são alimentados por três fases.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer uma roadtrip nos EUA?

Qual a forma de onda do retificador de meia onda?

Retificador de meia onda Já no semiciclo negativo o diodo está polarizado reversamente e bloqueia a passagem de corrente. Dessa forma a tensão se mantém praticamente a mesma da fonte no semiciclo positivo e no semiciclo negativo ela fica zerada. Na Figura 4 está representado um circuito retificador de meia onda.

O que é um sistema retificador?

O sistema de retificadores ou fonte de corrente contínua tem por função garantir a alimentação ininterrupta dos equipamentos de telecomunicação durante a ocorrência de falhas de alimentação na rede CA comercial.

Qual a diferença de funcionamento entre retificação de meia onda é onda completa?

O circuito retificador de onda completa tem o mesmo princípio de funcionamento do retificador de meia onda, a diferença operacional é que o retificador de onda completa aproveita também o ciclo negativo da tensão de entrada, convertendo essa tensão em tensão positiva para a carga, diferentemente do retificador de meia …