Como funciona a natacao adaptada?

Como funciona a natação adaptada?

Natação Adaptada: Segundo maior esporte paraolímpico é utilizado para reabilitar pessoas com deficiência. Com a ajuda de professores treinados, os alunos com deficiências, físicas e mentais, fazem aulas de natação com o intuito de melhorar as coordenações motoras, os sentidos, condicionamento físico e o equilíbrio.

Como surgiu a natação adaptada?

A Natação Competitiva Adaptada Em 1948, o médico Ludwig Guttmann iniciou o movimento dos esportes adaptados e fundou os Jogos de Stoke Mandiville, na Inglaterra. A primeira modalidade dos Jogos foi o arco e flecha, sendo mais tarde introduzidas outras modalidades, adaptações e regulamentações.

Quais os benefícios da natação adaptada?

Benefícios terapêuticos: diminuição da dor e espasmos musculares; manutenção ou aumento da amplitude do movimento articular; fortalecimento do músculo enfraquecido e aumento da tolerância ao exercício; re-educação do músculo paralisado; melhora da circulação; encorajamento das atividades funcionais; manutenção e …

LEIA TAMBÉM:   Porque a floresta amazônica esta sendo destruida?

Quais são os benefícios que a natação adaptada pode proporcionar à saúde das pessoas com deficiência?

RESULTADOS: Segundo o autor Souza (2009) a natação para deficientes tem fim terapêutico, recreativo ou competitivo, proporcionando benefícios físicos e fisiológicos, psicossociais, coordenação, resistência, flexibilidade, reeducar a musculatura, equilíbrio, autoestima e autoimagem.

Qual a classificação da natação?

Todos os quatro estilos (livre, costas, peito e borboleta) são divididos por deficiências. Do S1 ao S10, competem atletas com limitações físico-motoras. Do S11 ao S13, nadadores com deficiência visual. E, no S14, nadam os esportistas com deficiência intelectual.

Quais são os 4 objetivos da iniciação do esporte adaptado?

Quatro categorias de objetivos foram desenvolvidas por Wheeler, Steadward, Legg, Hutzler, Campbell e Johnson (1999) em relação à iniciação ao esporte adaptado: reabilita- ção, oportunidade social, recrutamento e continuidade no esporte.

Quando surgiu a natação paraolímpica?

1960
Uma das modalidades que reúne o maior número de participantes, a natação compõe o programa paraolímpico desde a primeira edição dos Jogos, em Roma-1960. A princípio, participavam das disputas apenas atletas com lesões medulares.

LEIA TAMBÉM:   O que significa abracar uma pessoa por tras?

Qual é a classificação da natação?

Qual é o objetivo da natação paralímpica?

A natação paralímpica destina-se a indivíduos com deficiências físicas, visuais ou cognitivas. Ao portador deste tipo de deficiência, dependendo do grau de comprometimento, é permitida a presença de um auxiliar que deve informá-lo sobre a proximidade com as bordas da piscina.

Quais são os principais benefícios do esporte adaptado no geral?

Atualmente, acredita-se que o esporte adaptado contribui significativamente para a inserção das pessoas com deficiência à sociedade, bem como trazem benefícios relacionados à melhor aceitação da deficiência, melhor interação com as pessoas ao seu redor, melhora da aptidão física, ganho de independência e autoconfiança …

Qual a importância da natação paralímpica?

Os principais responsáveis por uma boa postura são os músculos que ficam na região das costas, os quais são fortalecidos na natação paralímpica. Para além disso, o esporte melhora a consciência corporal, o que leva a uma autopercepção mais eficaz sobre a própria postura e coordenação.

Quais são as divisões da natação?

LEIA TAMBÉM:   Quem trabalha em provedor de internet e o que?

As competições As disputas ocorrem nos quatro estilos oficiais: peito, costa, livre e nado borboleta. As regras são as mesmas da natação convencional, mas como participam atletas com vários tipos de deficiência, são feitas adaptações para criar uma competição mais justa.