Como funciona a expatriacao?

Como funciona a expatriação?

Como funciona a expatriação? O assunto foi regulamentado no Brasil pela Lei n.º 7.064/1982, que passou por algumas mudanças em 2009. Primeiro, é necessário destacar que não ocorre a interrupção, suspensão ou extinção do contrato de trabalho, já que acontece apenas uma transferência do local em que o trabalhador exercerá as suas funções.

Qual a importância da expatriação para a organização?

A expatriação também internacionaliza a gestão, padronizando processos e melhores práticas, e reforça a cultura organizacional. Tudo isso contribui para a criação de novos líderes. “Essas movimentações dão vida à organização global”, resume Pedro Sousa, responsável por mobilidade global no departamento de recursos humanos da Bayer.

Por que o trabalhador é expatriado?

Porém, quando o trabalhador é removido para o exterior, ele é considerado expatriado e existem algumas regras específicas que devem ser observadas. Trabalhar em outro país costuma ser uma ótima oportunidade para os profissionais, mas é importante fazer um bom planejamento e compreender quais são os direitos após a transferência internacional.

Como acertar a documentação para a expatriação?

Acertar toda a documentação é fundamental para que a expatriação aconteça tranquilamente. Dependendo da situação, podem ser exigidos documentos adicionais. De modo geral, o expatriado precisará do termo de anuência do trabalhador e do visto imigratório.

Quais são os benefícios da expatriação?

Os benefícios oferecidos são moradia, escola, carro e cursos, orientação cultural e profissional antes da expatriação, preparação e apoio às famílias. Já a proposta salarial dependerá diretamente do cargo, segmento e experiência do profissional que será expatriado.

Por que as expatriações custam caro?

Expatriações custam caro. Além do salário em si, pago a partir do Brasil, as empresas com programas bem estruturados costumam arcar com passagens aéreas, moradia, cursos de língua e até preparação de imposto de renda. Por isso, geralmente os beneficiados são escolhidos entre média gerência e cargos de alta liderança ou C-level (CEO, CFO, etc).

Quais são os pontos da transferência do expatriado?

Diante disso, vários pontos devem ser observados: depósitos do FGTS, adicional de transferência, o período da transferência, as férias, o retorno do expatriado ao seu país de origem após o término do contrato, recolhimento do INSS e retenção do IRRF.