Como funciona a execucao de hipoteca?

Como funciona a execução de hipoteca?

Hipoteca convencional: o devedor faz um contrato com o credor dando o imóvel como garantia; Devido aos valores que não foram pagos, o juiz solicita a hipoteca; Hipoteca legal: está previsto em lei e garante os direitos de credores como a Fazenda Pública, filhos e herdeiros.

Qual o juros da hipoteca?

Como todo tipo de empréstimo, a hipoteca não é diferente e possui juros e prazos de quitação da dívida. Os juros cobrados na hipoteca variam atualmente entre 12\% a 27\% ao ano. Estes valores estão muito próximos do consignado e bem abaixo dos juros do cartão de crédito e cheque especial, que variam de 90\% a 127\% ao ano.

O que é livro 3 registro auxiliar?

177 – O Livro nº 3 – Registro Auxiliar – será destinado ao registro dos atos que, sendo atribuídos ao Registro de Imóveis por disposição legal, não digam respeito diretamente a imóvel matriculado.

LEIA TAMBÉM:   Qual a responsabilidade dos fornecedores no Codigo de Defesa do Consumidor?

Quais são os tipos de hipoteca?

São espécies de hipoteca: a) hipoteca convencional, b) hipoteca judicial, e c) hipoteca legal. a) Hipoteca convencional: deriva de ato de vontade do devedor. Exige o registro para que possa produzir efeitos perante terceiros. b) Hipoteca judicial: resulta de uma sentença condenatória.

O que é registro auxiliar?

Certidão de Registro Auxiliar – Por Quesito: Relaciona-se a atos que foram atribuídos por lei ao registro de imóveis mas que não estão relacionados diretamente ao imóvel. É indicada quando os interessados buscam localizar registros e não possuem o respectivo número.

O que é o livro 2 do cartório de registro de imóveis?

📗Livro 2 – Livro de Matrículas: local onde são inscritos todas as informações do imóvel, p. ex., transmissões, constrições, garantias e etc. 📘Livro 3 – Livro de Registro Auxiliar: onde são registrados todos os títulos não diretamente relacionados ao imóveis e, os legalmente exigidos.

Quais são os bens passíveis de hipoteca?

Além de imóveis, o Código Civil (Lei no 10.406/2002) lista outros bens passíveis de hipotecas, como estradas de ferro, navios e aeronaves (regidos por lei especial) e recursos naturais (exceto aqueles que são posse constitucional da União, como riquezas minerais ou fontes potenciais de energia hidráulica; vide art.