Como funciona a atenuante?

Como funciona a atenuante?

65 do Código Penal o fato de o agente do delito ser menor de 21 anos como circunstância que atenue a pena. Assim, apenas pessoas com mais de 70 anos poderão beneficiar-se do atenuante. Já no art. A previsão de redução dos prazos quando o criminoso for, ao tempo do crime, menor de 21 anos é eliminada.

O que é pena aflitiva?

“a sanção aflitiva imposta pelo Estado, mediante ação penal, ao autor de uma infração (penal), como retribuição de seu ato ilícito, consistente na diminuição de um bem jurídico, e cujo fim é evitar novos delitos”1. É a punição recebida pelo transgressor da lei e violador do bem jurídico tutelado.

Em que consiste a atenuante da confissão espontânea?

A atenuante da confissão espontânea (art. 65, III, d, CP) tem caráter objetivo, não fazendo a lei referência a motivos ou circunstâncias que a determinaram. Trata-se de um direito público subjetivo do réu ter a pena reduzida quando confessa espontaneamente o envolvimento no crime.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona o rugido?

Qual a porcentagem da atenuante?

b) A doutrina e a jurisprudência apregoam que o percentual adequado para a aplicação de circunstância atenuante ou agravante deve girar em torno de 1/6 (um sexto).

Quanto atenua a pena?

A regra é a de que as atenuantes sempre atenuam a pena, por previsão expressa do artigo 65, caput, do Código Penal. Assim, se a pena-base for fixada no mínimo, a atenuante não incidirá. Neste sentido, aliás, é a Súmula 231 do STJ.

Qual a diferença entre atenuante é causa de diminuição de pena?

As atenuantes são analisadas na 2ª fase da dosimetria, tomando como parâmetro a pena base fixada na primeira fase, enquanto as causas de diminuição são avaliadas na 3ª fase, tendo por base a pena intermediária, após a análise das atenuantes e agravantes.

Qual a função da pena no Brasil?

Segundo esta visão, a função da pena e a do Direito Penal é proteger bens jurídicos, incidindo na personalidade do delinquente através da pena, e com a finalidade de que não volte a delinquir (NERY,2015). A autora esclarece quanto à prevenção especial positiva, como a busca da ressocialização do infrator.

LEIA TAMBÉM:   Qual a funcao de um agente de credito?

O quê Beccaria defendia?

Beccaria acredita que é preferível prevenir os crimes a puni-los e essa prevenção deve ser o fim principal de toda boa legislação. Essa noção de prevenção seria a base de uma nação bem equilibrada.