Como foi usada a caricatura no Brasil?

Como foi usada a caricatura no Brasil?

A caricatura servia para destacar os acontecimentos em que se denunciava a corrupção na política, até os dias atuais é usado pelos jornais como sátira de acontecimentos na política.

Qual é o objetivo principal da caricatura?

De maneira geral, a caricatura é um desenho cujo objetivo principal é enfatizar e exagerar as características de uma pessoa, animal ou objeto. É preciso exagerar no jogo das formas, na distorção dos traços reais e nos detalhes para dar melhor acabamento ao desenho.

Qual foi a primeira caricatura no Brasil?

A campanhia e o cujo
A principal novidade diz respeito à primeira caricatura brasileira. Especialistas citam “A campanhia e o cujo”, datada de 14 de dezembro de 1837, de autoria de Manoel de Araújo Porto-Alegre.

Onde e como surgiu a caricatura?

LEIA TAMBÉM:   Vai embora grande monstro verde idade?

A palavra caricatura (do italiano “caricare”) significa “exagerar, aumentar as proporções de alguma coisa”. Trata-se de um gênero discursivo que surgiu a partir das obras do artista italiano Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com Caricaturas dos tipos populares da sua cidade no século XVII.

Como é caracterizado na arte esse gênero de desenho caricatura?

A caricatura é um desenho criado com o objetivo de enfatizar as características de pessoas, animais ou objetos, (re)criando retratos bem-humorados, cômicos e/ou irônicos, sobretudo com relação aos aspectos físicos e/ou comportamentais do objeto, como nariz avantajado, topete, gestos, vícios, hábitos particulares etc.

Quem foi a primeira mulher caricaturista?

Nair de Tefé

Nair de Teffé
Nair de Teffé
9.ª Primeira-dama do Brasil
Período 8 de dezembro de 1913 até 15 de novembro de 1914
Presidente Hermes da Fonseca

Quem são os caricaturistas famosos do Brasil?

Páginas na categoria “Caricaturistas do Brasil”

  • Altemar Henrique de Oliveira.
  • Alvarus.
  • Antônio Eduardo de Araújo Guerra.
  • Antônio Nássara.
  • Augusto Bier.
  • Augusto Rodrigues.
  • Aurélio de Figueiredo.