Como foi criado o Dia da Consciencia Negra?

Como foi criado o Dia da Consciência Negra?

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

São doenças genéticas e ou hereditárias mais comuns na população negra?

De acordo com a 3a edição da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), as doenças mais comuns nessa população e que possuem alguma ligação genética ou hereditária são a anemia falciforme, o diabetes mellitus tipo II, a hipertensão arterial e a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase.

O que apresentar na escola no Dia da Consciência Negra?

O tema central será o preconceito que se tem com a cultura negra, sua história de lutas e conquistas. Em seguida haverá apresentações de manifestações culturais com identidade negra, como o hip hop, o maculelê e a capoeira. Na ocasião, professores e alunos farão uma mostra sobre a história de Zumbi dos Palmares.

LEIA TAMBÉM:   Como sao chamados os povos nativos do Brasil?

O que falar sobre a Consciência Negra?

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data foi oficializada por uma lei de 2011 e é inclusive feriado em alguns estados e cidades. Ela foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695.

Porque escolheram o dia 20 de novembro para comemorar o Dia da Consciência Negra?

A escolha do dia 20 de novembro não foi aleatória, foi feita por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.

Quais são as doenças genéticas mais incidentes na população negra?

Algumas das enfermidades mais frequentes na população negra são a anemia falciforme, o diabetes mellitus tipo II, a hipertensão arterial e a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, segundo a 3a edição da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN).

Porque a diabetes atinge com mais frequência a população negra?

Esta prevalência de DM seria, portanto, determinada por interação de fatores genéticos, ambientais e culturais. Alguns autores defendem que o mecanismo primário para o desenvolvimento de DM2 nos negros seria a hiperinsulinemia e a resistência à insulina.

LEIA TAMBÉM:   Quem mora na America do Sul e chamado de que?

O que trabalhar sobre a Consciência Negra?

6 projetos para trabalhar a consciência negra todos os dias na escola

  1. Contra a xenofobia.
  2. Usando o faz de conta para falar de racismo.
  3. Esquetes teatrais discutem racismo no sul da Bahia.
  4. Histórias sobre cabelos ensinam cultura afro.
  5. Professora desenvolve projeto que estuda cultura afro na matemática.

Quais são os pontos de atenção para não trabalhar o tema de forma preconceituosa?

8) Quais são os pontos de atenção para não trabalhar o tema de forma preconceituosa? É preciso tomar cuidado para a Educação não reforçar o preconceito enraizado. Por isso, é importante não tratar da história e cultura africana e afro-brasileira a partir unicamente da história da escravidão.

Porque trabalhar a Consciência Negra com a educação infantil?

Como um espaço responsável pela formação inicial dos futuros jovens e adultos, as escolas de educação infantil possuem um importante papel no que diz respeito à luta pelo respeito e valorização da história e cultura de origem africana no Brasil. …

Como explicar a Consciência Negra na educação infantil?

LEIA TAMBÉM:   Quando Biden vai injetar dinheiro na economia?

Plano de aula – Consciência negra

  • Mostrar que cada pessoa difere uma da outra;
  • Explicar que as características que diferenciam uma pessoa da outra devem ser respeitadas;
  • Promover o respeito à diversidade;
  • Estimular a criatividade, a memória e a linguagem.