Como foi a colonizacao espanhola no continente americano?

Como foi a colonização espanhola no continente americano?

A colonização espanhola na América começou com a chegada de Cristóvão Colombo às Antilhas em 1492. Colombo procurava um novo caminho para as Índias e convenceu-se de que o encontraria. Ele foi feito governador dos novos territórios e fez várias outras viagens através do Oceano Atlântico.

Qual outra arma trazida à Espanha foi eficiente para derrotar os nativos da América?

Ainda na conquista das Canárias, o cavalo adquiriu outra função, a de arma psicológica. Utilidade esta, que foi adaptada e implantada com muito sucesso na América, principalmente por Hernán Cortés, durante o seu avanço sobre o império Mexica.

Como era dividida a sociedade na América Espanhola?

A estrutura social da América Espanhola colonial estava dividida em chapetones (espanhóis) no topo; criollos (filhos de espanhóis que nasceram na América e não detinham os mesmos privilégios que os chapetones) no centro; e índios, mestiços e afrodescendentes na base da pirâmide.

LEIA TAMBÉM:   Qual a fracao equivalente de 5-8?

Como foi a colonização espanhola e portuguesa na América?

Portugal e Espanha dividiram a América entre si a partir do Tratado de Tordesilhas, que separava a América Portuguesa da América Espanhola. Enquanto a Espanha, por encontrar metais precocemente na América, investiu em um projeto minerador e de expansão e organização de cidades.

Quais grupos formavam a sociedade colonial da América Espanhola?

A sociedade da América Espanhola estava dividida basicamente em:

  • Chapetones: eram a elite colonial, controlavam a colônia e ocupavam os altos cargos administrativos.
  • Criollos: vinham logo abaixo.
  • Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.

Quais foram os fatores determinantes para o extermínio das populações ameríndias?

Guerras de extermínio, arsenal bélico, expulsão de territórios tradicionais, violência e escravização, perpetradas pelos colonizadores europeus contra os povos nativos, além de desmatamento, queimadas, secas, desnutrição, fome, contaminação das águas, do solo e abatimento psicológico foram eventos que propiciaram parte …

Como tão poucos espanhóis conseguiram derrotar milhares de astecas e incas?

Sem dúvida, as doenças trazidas pelos espanhóis contribuíram para a derrota do Império Asteca. Dentre essas doenças estavam o sarampo, a gripe (para a qual, os indígenas do continente americano não possuíam anticorpos) e a varíola, que se tornou uma epidemia.