Como fica o solo com o desmatamento?

Como fica o solo com o desmatamento?

O desmatamento pode agravar a erosão e, em áreas de encostas (morros e montanhas), pode gerar o deslizamento de terras e também a retirada das camadas férteis da terra, pois a vegetação serve como camada protetora e diminui o impacto da água e do efeitos dos ventos sobre a superfície do solo.

O que vem a ser desertificação escolha uma opção?

Questão 11. (IF-GO 2012) Desertificação é a degradação de terras nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultante de vários fatores, dentre eles as variações climáticas e as atividades humanas.

Como um processo físico de degradação afeta um químico e biológico?

Nesse sentido, um solo degradado pode sofrer perda de nutrientes e estrutura, acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade. Contudo, essas consequências podem ser provocadas por fatores químicos, físicos e biológicos, que resultarão no esgotamento do terreno.

LEIA TAMBÉM:   O que e regeneracao planetaria?

Como pode ocorrer a redução de fertilidade do solo?

Isso acontece devido aos desmatamentos, às chuvas intensas ou a soma dos dois, ou por erro de aplicação de alguns nutrientes, em dosagens erradas ou até mesmo por erro do momento da aplicação. Práticas agrícolas impróprias são as razões para que o solo “canse”.

O que causa a desertificação no Brasil?

Desertificação é o processo de degradação dos solos em regiões de clima quente e seco (árido, semiárido e subúmido). É causada pela combinação de fatores de ordem natural, como mudanças climáticas e fenômenos atmosféricos, e antrópicos, a exemplo do desmatamento e exploração intensiva do solo.

O que é uma degradação biológica?

III- A degradação biológica do solo é caracterizada pela perda de matéria orgânica com diminuição da atividade biológica no solo. O seu esgotamento provoca a degradação da estrutura do solo, a redução da diversidade e da atividade biológica e o declínio da fertilidade, alterando a qualidade ambiental.

O que é a Laterização?

[ Geologia ] Processo de transformação de um solo em que, devido a lixiviação e intemperismo químico, se forma uma camada ferruginosa, dando origem a um solo de cor avermelhada, com grande concentração de óxidos de ferro e de alumínio. Confrontar: lateralização.