Como explicar a loucura?

Como explicar a loucura?

A loucura ou insanidade é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais pela sociedade ou a realização de coisas sem sentido. É resultado de algum transtorno mental.

Quem é o pai da psiquiatria?

Influenciado pelas idéias do Iluminismo e da Revolução Francesa, Philippe Pinel (1745-1826) foi pioneiro no tratamento de doentes mentais e um dos precursores da psiquiatria moderna. Formado em medicina pela Universidade de Tolouse (França), dirigiu os hospitais de Bicêtre e Salpêtrière.

O que é loucura psiquiatria?

Termo inespecífico que define comportamento absurdo ou quase sem sentido, muitas vezes envolvendo situações perigosas, nas quais ocorre exposição da integridade do indivíduo ao escrutínio público e a lesões físicas.

Quais as concepções sobre loucura e seu tratamento no Brasil antes da reforma psiquiátrica?

No século XIX, o tratamento ao doente mental incluía medidas físicas como duchas, banhos frios, chicotadas, máquinas giratórias e sangrias. Aos poucos, com o avanço das teorias organicistas, o que era considerado como doença moral passa a ser compreendido também como uma doença orgânica.

LEIA TAMBÉM:   Como estabelecer criterios de inclusao e exclusao?

Quem foi Pinel psiquiatria?

Foi o primeiro médico a tentar descrever e classificar algumas perturbações mentais, demência precoce, indecisão crônica e esquizofrenia. A obra mais importante escrita por Pinel foi “Traité médico-philosophique sur l’aliénation mentale ou la manie”.

Qual a importância de Pinel para a psiquiatria?

Phillipe Pinel foi o principal percussor do processo de mudança que possibilitou o surgimento do alienismo na sociedade moderna. Ele integrou a corrente que constituiu o saber psiquiátrico por meio da observação e análise sistemática dos fenômenos perceptíveis da doença.

O que é uma pessoa louca?

Louco é aquele sujeito que perdeu a razão, que tem pensamentos e ações sem sentido, tem comportamentos distorcidos que fogem à regra: é a “alienação mental” de Philippe Pinel, o pai da psiquiatria moderna – cujo sobrenome virou sinônimo de loucura -, que atuou na França entre o final do século XVIII e o começo do …

Como era o tratamento dos transtornos mentais antes da reforma psiquiátrica?

Os doentes mentais eram tratados como animais, vivendo em condições desumanas, dormindo sobre capim sujo de fezes e urina. Se as medidas farmacológicas não fossem suficientes, a terapia de choque e a lobotomia eram feitas, sem qualquer aprovação das famílias, daqueles que ainda as tinham.

LEIA TAMBÉM:   Como criar uma politica de recrutamento e selecao?

Quem foi Franco Basaglia quais suas contribuições para reforma psiquiátrica?

Basaglia é uma das grandes referências desse movimento global e quem teria liderado o movimento italiano de reforma contra os desumanos hospitais psiquiátricos, assumindo um posto de inspiração, tanto por sua pessoa quanto pelos conteúdos que difundiu para outros lugares do mundo. Sua história na saúde mental é longa.