Como evitar bitributacao?

Como evitar bitributação?

Para evitar a bitributação é importante entender quando esse tipo de aplicação de imposto é respaldado em lei. Conhecendo o que é a bitributação e quando é ilegal, é mais fácil saber se você, como empresa ou cidadão, está pagando mais do que deveria. Também é importante ter um bom controle e planejamento tributário.

Como ocorre a bitributação?

A bitributação é um dos fenômenos contraditórios do nosso sistema tributário, que pode trazer prejuízos para contribuintes e investidores desatentos. Essa cobrança em duplicidade ocorre quando dois entes públicos entram em conflito sobre suas competências tributárias.

O que é acordo de bitributação?

A bitributação é um fenômeno decorrente do conflito de competências entre as nações, ou seja, quando dois países cobram tributos sobre um mesmo fato gerador. Explicando de modo mais simples, seria como se uma pessoa ganhasse um salário X e pagasse impostos duas vezes sobre o mesmo montante.

LEIA TAMBÉM:   O que quer dizer conta com retencao no FGTS?

Como é possível pagar o IMI de uma só vez?

Em prestações ou de uma só vez? Desde o ano de 2019 que é possível pagar o IMI de uma só vez. No entanto, sempre que o valor ultrapassa os 100€, essa decisão fica nas mãos do proprietário. Ou seja, cabe ao proprietário decidir que pretende pagar por completo ou em prestações, que podem ser até 3.

Posso pagar impostos no setor público?

Nesse caso, poderá ter de pagar impostos no mesmo sobre a totalidade dos rendimentos auferidos em qualquer país do mundo, incluindo eventuais pensões pagas por outros países da UE. Exceção: regra geral, as pensões do setor público só são tributadas no país onde trabalhou o beneficiário.

Quando pode pedir o pagamento do IMI?

Pagamento em 3 prestações: 31 de maio, 31 de agosto e 30 de novembro. Se, por alguma razão, não recebeu ou perdeu a nota de cobrança do IMI, pode pedir uma segunda via. Para o fazer, deve dirigir-se aos Serviços de Finanças, idealmente online – através do Portal das Finanças.

LEIA TAMBÉM:   Como manter seus arquivos seguros?

Por que não pagar o IMI todo?

Por fim, a falha no pagamento do IMI nos prazos estipulados anula a possibilidade de fracionamento. É que nesta situação, não há alternativa a não ser pagar o IMI todo de uma vez. Isto porque o Estado deixou de “confiar” no contribuinte para lhe fornecer essa facilidade de pagamento.