Como estruturar um centro de custos?

Como estruturar um centro de custos?

O primeiro passo para aplicar os centros de custo é decidir como dividir o escopo financeiro da sua empresa de forma que os principais gastos e ganhos sejam distribuídos. Como vimos, a forma mais simples de fazer isso é separar por departamentos-chave como produção, vendas e administrativo.

Como funciona o centro de custo?

O centro de custo, basicamente, é uma ferramenta de gestão de custos que separa a empresa em setores ou projetos, dependendo da sua atuação. Ou seja, cada centro de custo possui uma parcela independente de responsabilidades, seja operacional ou financeira, e todos juntos representam a empresa como um todo.

Como separar os centros de custos?

Para dividir uma empresa em centro de custos, é preciso ter uma ferramenta que facilite a tarefa de alocar as despesas de forma adequada. Imagina que você tenha funcionários e ferramentas que utiliza em vários departamentos ou projetos. No momento de lançar estas despesas, você vai precisar fazer o rateio.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia da transparencia nas acões das empresas?

Como criar um centro de custos?

Não existe um passo a passo completo para a criação de um centro de custos. Isso acontece porque cada empresa tem objetivos e sistemas diferentes. De qualquer forma, é necessário saber onde o dinheiro está sendo gasto e qual é o retorno que ele proporciona.

Qual a melhor maneira de organizar o centro de custo?

Obviamente, todo esse processo de organização e acompanhamento fica muito mais simples quando se utiliza uma planilha otimizada ou um software adequado. A planilha de centro de custo é uma boa maneira de descomplicar o cálculo dos gastos de cada setor.

Como aplicar os centros de custo da sua empresa?

O primeiro passo para aplicar os centros de custo é decidir como dividir o escopo financeiro da sua empresa de forma que os principais gastos e ganhos sejam distribuídos. Como vimos, a forma mais simples de fazer isso é separar por departamentos-chave como produção, vendas e administrativo.

Qual o conceito de centro de custo?

O conceito de centro de custo indica que uma empresa eficiente coloca dinheiro em um setor à medida que o mesmo gera lucra. Afinal, nada mais justo, investir mais nas áreas da sua empresa que são mais lucrativas, não é mesmo?