Como eram as familias antigamente e como sao atualmente?

Como eram as famílias antigamente e como são atualmente?

Antigamente, as rotinas das famílias eram muito simples. Porém, de alguns anos pra cá, o tempo mudou, acelerou e as famílias também sofreram a influência dessa realidade. Se antes as pessoas andavam a pé, de charrete, pois não havia carros… Hoje temos centenas de automóveis e vários outros sistemas de transporte.

Como trabalhar o tema família na educação infantil?

Para começar, convide as famílias a conversar com as crianças sobre esse assunto a partir da leitura de um livro. Após a história, proponha aos pais ou responsáveis falarem sobre a cultura de sua família, de modo que as crianças percebam aspectos das tradições familiares.

O que diz o ECA sobre os novos arranjos familiares?

A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. § 1º – O casamento é civil e gratuita a celebração. § 2º – O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei. § 4º – Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

LEIA TAMBÉM:   Como esta o setor da construcao civil em 2021?

Como eram as famílias de antigamente?

Antigamente, o modelo familiar predominante era o patriarcal, patrimonial e matrimonial. A família era constituída unicamente pelo casamento, não havia que se falar em nenhum outro meio de constituição familiar, como a união estável.

Como é a família na atualidade?

A atual definição de família engloba famílias formadas entre por tios e sobrinhos, avós e netos, onde só exista a figura do pai ou só da mãe, e até mesmo, entre irmãos. Não é necessário ter um vínculo sanguíneo de primeiro grau, para ser considerado parte da família.

Qual o objetivo de trabalhar o tema família na educação infantil?

Objetivo Geral Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura de outras famílias, e o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando atividade que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares.

Porque trabalhar o tema família na educação infantil?

A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. A aproximação dos responsáveis e da escola possibilita o aumento na qualidade das ações com as crianças, bem como, fortalece o vínculo e o respeito mútuo, tornando parceiros os responsáveis por esta educação.