Como era o voto na democracia grega?

Como era o voto na democracia grega?

Na democracia grega, não tinham direito a voto os menores de 30 anos e os covardes, que para serem reconhecidos, de pronto, eram obrigados a se vestirem de forma diferente e usavam barba raspada pela metade. Praticavam a democracia direta, que a nossa Constituição de 1988 consagra e prescreve.

Quem poderia votar na Grécia antiga?

O poder legislativo competia à Assembleia do Povo ou Ecclesia, uma assembleia constituída pela totalidade dos cidadãos e que aprovava as leis; decidia da guerra ou da paz; elegia ou sorteava os membros de outras instituições; votava cidadãos ao ostracismo (isto é, ao exílio).

Quem não tinha direito de voto na democracia grega?

Os escravos, as mulheres, os estrangeiros e menores de dezoito anos não poderiam participar das questões políticas de seu tempo. Tal opção não envolvia algum tipo de interesse político, mas assinalava um comportamento da própria cultura ateniense.

Como era a votação da Grécia antiga?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

LEIA TAMBÉM:   Como e possivel que algo esteja em equilibrio de um exemplo?

Quais foram os traços característicos da democracia grega?

A democracia ateniense será direta e limitada. Direta pois os cidadãos estão reunidos em praça pública tomando as decisões e limitada. Estavam excluídos do exercício político os escravos, pequenos proprietários, trabalhadores urbanos e todas as mulheres.

Quem tinha o direito de votar em Atenas?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quem poderia ser considerado cidadão na Grécia Antiga?

Eram considerados cidadãos, segundo a lei ateniense de Péricles, os homens que fossem filhos de pessoas detentoras do mesmo estatuto. Era também necessário que o pai reconhecesse o filho e que este fosse enquadrado na estrutura social vigente na cidade natal.

Quem era cidadão na Grécia Antiga quais indivíduos pelo critério local de nascimento não poderiam ser cidadãos?

De forma geral, esse foi um importante dispositivo que impedia o surgimento de novos tiranos em Atenas. Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

LEIA TAMBÉM:   Qual o motor do A380?

Quanto tempo durou a democracia grega?

Instaurada na Grécia Clássica, a democracia ateniense ganhou forma durante o governo de Clístenes que, entre 508 a 507 a.C., empregou uma série de reformas político-administrativas estabelecendo os pilares de uma forma de governo, que seria resgatada nos séculos XVII, XVIII e XIX como substrato para as democracias …