Como era o ensino na decada de 90?

Como era o ensino na década de 90?

Somava-se a isso, nos anos 90, o cenário educacional vigente no país, com 22\% da população analfabeta e 38\% somente com o primeiro segmento do ensino fundamental (antiga 4ª série), ou seja, 60\% da população era muito desqualificada.

Quais as principais reformas educacionais da década de 90?

Essas reformas que foram impostas no decorrer da década de 90 na América Latina e especificamente no Brasil tinham como principais fundamentos a descentralização, a autonomia escolar, a co-gestão da comunidade dentre outros aspectos que nos levam a compreender que essas orientações estão diretamente articuladas com o …

O que aconteceu em 1990 na educação?

LEIA TAMBÉM:   Por que a vitamina D ajuda na absorcao do calcio?

As reformas educacionais no Brasil e em outros países em desenvolvimento tinham objetivos claramente definidos. Não resta dúvida que o campo educacional muito se modificou ao longo da década de 1990. A educação básica passou a ter como objetivo, atribuir a capacidade dos sujeitos de se tornarem empregáveis.

Quais as principais reformas educacionais?

A Reforma Leôncio sinaliza na direção do método de ensino intuitivo. Reforma Benjamim Constant (1890) e na reforma secundária paulista, sob a direção de Caetano de Campos (1892), que se pautava no princípio democrático-liberal.

O que foi a reforma educacional de 1990?

A reforma educacional tem uma de suas raízes fincada na Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien – Tailândia, em março de 1990, da qual resultou, no país, o Plano Decenal de Educação para Todos (1993-2003).

Qual a principal mudança que os anos de 1990 trouxeram para a educação brasileira?

– De 1986 até meados dos anos 1990, uma característica marcante do nosso ensino – retratada nas reportagens – foi a valorização do ‘aprender brincando’. Dentro dessa perspectiva, o objetivo era realizar atividades que divertissem os alunos, como jogos, só que sem objetivos específicos.

Como era a tecnologia na década de 80 e 90?

Walkman e videocassete estão entre os produtos que revolucionaram ou inovaram na década de 1980. Os anos 80 marcaram a vida de muitas pessoas, não só pelos eventos políticos e sociais, mas também pelos diversos produtos eletrônicos que foram lançados na época.

Como era a tecnologia na década de 80?

Nos anos 80, no Brasil, os telefones eram de disco. Você rodava os números num disco de plástico para telefonar para alguém. Vem daí o verbo “discar”. Até que, bem no início dos anos 80 apareceu esta inovação da foto aqui: o telefone de teclas.

Como era a sociedade na década de 90?

O fato é que foi uma década dedicada a reformas hercúleas: domar a inflação, varrer o “entulho autoritário” e retomar o desenvolvimento em bases modernizantes, sem o engessamento paquidérmico do Estado desenvolvimentista do período militar. Na política externa a palavra de ordem era inserir o país na economia global.

Como era a tecnologia na década de 90?

Desde a Nokia, à Nintendo, à Playstation ou ao DVD, entre muitas outras invenções, a verdade é que devemos muito aos anos 90. Foi nos anos 90 que o mundo como o conhecemos atualmente começou a ganhar forma: surgiram os primeiros telemóveis e os computadores em casa, por exemplo.

LEIA TAMBÉM:   Como melhorar a comunicacao em tempos de home office?

Como era a tecnologia nos anos 70 e 80?

O primeiro microprocessador viria a público em 1971, assim como o e-mail também foi criado nesse ano. O primeiro vídeo game, o clássico Pong, seria lançado pela Atari em 1972. Por incrível que pareça, o Pong tem muita relação com futebol.

O que foi a revolução tecnológica dos anos 70 e 80?

A Revolução Digital, também conhecida como a Terceira Revolução Industrial, refere-se aos processos associados à passagem da evolução tecnológica industrial iniciada entre o final dos anos 1950 e o final dos anos 1970, com o desenvolvimento da eletrônica digital, expansão do uso de computadores digitais além dos …