Como era a politica do Imperio Bizantino?

Como era a política do Império Bizantino?

Monarquia
AutocraciaMonarquia absoluta
Império Bizantino/Governo

Quem foi César Flávio Justiniano Comente sobre alguns de seus feitos?

Justiniano (483-565) foi um Imperador Bizantino, redator do “Código Justiniano”, do “Digesto”, das “Institutas” e as “Novelas”, que constituíram o “Direito Romano”, leis que asseguravam ao povo romano o domínio do mundo. Governou entre 527 e 565.

O que foi o governo de Justiniano?

No governo de Justiniano (527-565), o Império Bizantino atingiu seu esplendor, através do fortalecimento do poder imperial e da expansão fronteiriça. No plano político, Justiniano organizou o Corpus Júris Dominici, ou o Código Justiniano, que foi sintetizado em quatro livros, que abarcavam: Código – reunião das leis.

Quais foram as conquistas realizadas durante o governo Justiniano?

LEIA TAMBÉM:   Quem controla a atividade policial?

Justiniano foi um importante imperador do Império Bizantino no século VI. O governo de Justiniano e suas principais realizações: Justiniano conseguiu reconquistar a Península Ibérica dos visigodos, a região Norte do continente africano dos vândalos e a Itália dos ostrogodos.

Quais as características políticas econômicas e culturais do Império Bizantino?

A economia do Império Bizantino foi ao longo de vários séculos uma das mais fortes economias da região do Mediterrâneo. Um dos pilares da economia imperial foi o comércio. O Estado controlava de forma exagerada tanto o comércio interno como externo, e detinha o monopólio da emissão de moeda.

Como ocorreu o cisma do Oriente?

Em 867 d.C, a Igreja de Constantinopla, que estava sob a liderança do imperador bizantino, não reconhecia mais a soberania da Igreja de Roma. A soma de todos esses fatores resultou no Cisma do Oriente, que ocorreria em 1054, quando Miguel Cerulário foi excomungado pelo papa de Roma.

O que foi o Corpus Juris Civilis o que ele possibilitou?

Assim que assumiu o poder, ordenou a compilação de leis que compõem o Corpus Juris Civilis. Porque organizou as leis que já existiam e formulou novas, que se tornaram a base do Direito Civil moderno. Além de representar uma revolução jurídica, é também um documento importante sobre a vida no Império Romano.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as principais caracteristicas da economia socialista?

Por que o governo de Justiniano 526 565 se destacou na história bizantina?

Além da expansão territorial, Justiniano teve o cuidado de preservar as leis romanas. Ele criou o Código de Direito Civil, um compilado das leis elaboradas nos áureos tempos de Roma. Outra área que mereceu a atenção do imperador bizantino foi a cultura.

Qual a importância do Código de Justiniano ao longo da história?

Estamos falando do período em que Justiniano governou o Império Bizantino. Em decorrência desse seu projeto de unificação e expansão do Império, Justiniano teve a ideia de criar uma legislação congruente, por meio de uma compilação de inúmeras normas e jurisprudência, criando o famoso Código de Justiniano.