Como era a organizacao do espaco econômico no seculo XIX?

Como era a organização do espaço econômico no século XIX?

Já no século XIX, a atividade econômica predominante era a plantação e produção de café. Essa planta asiática foi a locomotiva da economia brasileira nos tempos imperiais, sendo fundamental para o surgimento do setor econômico que se desenvolveria no século passado: o industrial.

O que é a organização espacial?

Organização espacial (sistema ambiental) deve ser caracterizada como entidade organizada na superfície terrestre formada pelos subsistemas físico/natural e antrópico, bem como por suas interações.

Como as nações europeias justificaram o colonialismo do século 19?

Os alvos principais foram à África e a Ásia. Em primeiro lugar, essas nações européias queriam novos mercados consumidores para os produtos industrializados e áreas para investimentos. Também precisavam de matéria-prima industrial (ferro, carvão, manganês etc.) e mão de obra suficiente e barata.

Quais eram os países considerados como potências industriais no século XIX?

Durante o século XIX, a Europa passou por um intenso processo de industrialização, que se espalhou por países como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Itália e Alemanha. Este processo ficou conhecido como Segunda Revolução Industrial, e provocou uma grande transformação nos processos de produção desses países.

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Quais foram as transformações ocorridas no final do século XX?

O século XX foi marcado pela urbanização da sociedade e, ao longo destes 100 anos, inúmeras foram as transformações que ocorreram na produção, na distribuição, na troca, no consumo e nas relações sociais. A dinâmica social e espacial deste período é caracterizada pelo “modo de vida urbano”.

Quais as transformações que a economia brasileira passou no século XIX?

A economia brasileira no século XIX foi marcada pelo fato de o país ser um centro periférico agroexportador, porém essa economia voltada para o mercado externo permitiu que fossem estabelecidas no Brasil condições para que se fortalecesse o seu mercado interno.