Como entender a tributacao dos investimentos?

Como entender a tributação dos investimentos?

Compreender a tributação dos investimentos é o caminho para que cada pessoa possa calcular o retorno de suas aplicações, sem “achismos”. O ideal é fazer uma projeção dos ganhos, subtraindo os tributos para conhecer a rentabilidade final da aplicação.

Por que os investimentos em poupança estão isentos da tributação?

Os investimentos em poupança estão isentos desta tributação. Para CDBs e Fundos DI, a tributação ocorre para saques com menos de 30 dias de aplicação, sobre a rentabilidade, e é proporcional ao número de dias aplicados.

Quais são os investimentos mais complexos no que diz respeito à tributação?

As ações estão entre os investimentos mais complexos no que diz respeito à tributação. Mas calma: isso não quer dizer que não possamos compreender seus detalhes. Existem tanto taxas quanto impostos que se aplicam, conforme você pode observar a seguir. O foco deste post é tributação (impostos), que é diferente de taxas (custo).

LEIA TAMBÉM:   Que pais e rico em festas e celebracões que estao presentes em muitos momentos da vida das pessoas?

Qual o tributo para investimentos feitos por pessoas físicas?

Até o final de 2007, os investimentos feitos por pessoas físicas no Brasil tinham a incidência de três diferentes tributos: CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e IR (Imposto de Renda).

Por que o investidor deve pagar imposto de renda?

A principal delas é o fato de que é o investidor o responsável pelo recolhimento do imposto. O investidor em ações deve pagar imposto de renda quando tiver ganho líquido, isto é, quando obtiver ganhos com a venda de ações após descontadas as taxas de corretagem, custódia e emolumentos devidas para esse tipo de investimento.

Qual é o IR sobre os rendimentos de um investimento?

17,5\% de IR sobre os rendimentos se o investimento for mantido por um período de 361 a 720 dias; 15\% de IR sobre os rendimentos se o investimento for mantido por 721 dias ou mais. Logo, quando um investidor liquida sua aplicação, desde que ela não seja isenta de imposto, um desses percentuais é automaticamente retido do valor de seus lucros.

LEIA TAMBÉM:   Quais os tipos de analise de mercado?

Como começar a investir em renda variável?

A chance de obter uma rentabilidade superior à das aplicações tradicionais atrai principalmente aqueles que têm objetivos de longo prazo, naturalmente menos preocupados com oscilações diárias em suas aplicações. A forma mais simples de começar a investir em renda variável é por meio de um fundo de ações.