Como ensinar os pontos cardeais e colaterais de forma criativa?

Como ensinar os pontos cardeais é colaterais de forma criativa?

Leve a turma para o pátio e peça que observe a posição do Sol e a localização de espaços como a quadra, a cozinha e o banheiro. Peça que olhem ao redor destacando o que fica em cada lado (norte, sul, leste e oeste) e depois que se desloquem em direção ao sul, até o ponto mais distante do pátio.

Qual objetivo de trabalhar os pontos cardeais?

Objeto do Conhecimento: Os Pontos Cardeais. Objetivos da aula: Aprender a identificar os Pontos Cardeais utilizando o próprio corpo, usando os braços estendidos e identificar as regiões: Norte, Sul. Habilidades: (EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do sol.

Como trabalhar os pontos cardeais?

Você precisa esticar seu braço direito para a direção em que o Sol nasce. Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O).

LEIA TAMBÉM:   Para que serve peroxido de hidrogenio 3\%?

Qual a importância do trabalho de localização nos anos iniciais do ensino fundamental?

Além de oportunizar a percepção dos pontos de referência como fundamentais para sua orientação no espaço, a criança ao descrever seus trajetos diários, também poderá construir um relação de maior significados sobre o conhecimento, ao relacioná-lo com suas experiências cotidianas.

Como se classificam os pontos de orientação?

Os quatro pontos são: Norte (N), chamado de setentrional ou boreal; Sul (S), também chamado de meridional ou de austral; Oeste (O ou W -sigla oriunda do inglês – west-), nomeado igualmente de ocidente; e, por fim Leste (E – east ou L), denominado de oriente.

Como explicar o nascer e o pôr do sol de acordo com os pontos cardeais?

Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.