Como e realizado o atendimento ao paciente em politraumatizado?

Como é realizado o atendimento ao paciente em politraumatizado?

O preceito básico do atendimento ao politraumatizado é a avaliação do doente. O objetivo desta avaliação é determinar a condição atual do doente e servir de base para a tomada de decisões em relação ao tratamento e transporte do mesmo.

Como transportar um paciente traumatizado para tratamento definitivo?

A forma de transporte mais efetiva pode incluir até o resgate aéreo. Nos últimos anos, o transporte aéreo tem se demonstrado um meio de transporte rápido, seguro e efetivo na diminuição da mortalidade do trauma ao reduzir significativamente o tempo que possa transcorrer entre o acidente e o tratamento definitivo.

O que é uma vítima de trauma?

Estão incluídos nesse número os usuários do serviço que sofreram acidentes de trânsito, afogamentos ou foram vítimas de quedas e agressões físicas, entre outras possibilidades. Todas essas causas externas são consideradas traumas.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo leva para o rabanete crescer?

O que é um paciente traumatizado?

Um paciente politraumatizado é considerado aquele que apresenta lesões em dois ou mais sistemas, sendo necessário que pelo menos uma, ou uma combinação dessas lesões, represente um risco vital para o doente.

Como devo agir em casos de politrauma?

Se a vítima estiver consciente, tentar acalmá-la. Mantê-la confortavelmente aquecida. Vigiar a respiração e o pulso. Fazer o primeiro socorro indicado para cada um dos traumatismos.

Como evitar broncoaspiração em um paciente Poli-traumatizado?

Isto pode ser conseguido, elevando-se a mandíbula (antigamente chamada de sub-luxação do maxilar inferior) ou o mento. Se o paciente não é capaz de controlar suas vias aéreas e a sucção não está disponível, deve-se colocar, com cuidado, o paciente em posição de recuperação ou semi-pronação esquerda.

Quando é necessária a transferência do paciente aos cuidados definitivos?

A transferência é necessária quando o tratamento definitivo não puder ser feito no local, sendo mais urgente quanto mais grave a lesão de base. As situações mais comuns são necessidade de: Tomografia computadorizada. Avaliação com neurocirurgião e/ou cuidados neurocríticos.

LEIA TAMBÉM:   Quais foram os vices de Dilma?

O que caracteriza um paciente Poli-traumatizado?

Politraumatizado é um sinistrado que sofreu traumatismos múltiplos.

O que é politraumatismo no corpo humano?

É chamado de politraumatismo qualquer tipo de situação onde exista lesão grave de, pelo menos, dois órgãos ou duas partes distintas do corpo causadas por forças externas de natureza física (choque) ou química (queimadura).

Qual a importância do paciente traumatizado ser reavaliado?

Afirma-se que a implementação do protocolo ATLS® é grande responsável pela diminuição da mortalidade do paciente politraumatizado. A reavaliação seriada se mostrou imprescindível para detecção do sangramento do paciente, estabilização e tratamento definitivo.