Como e quando deve ser pago o Imposto apurado pela pessoa juridica?

Como e quando deve ser pago o Imposto apurado pela pessoa jurídica?

§ 1º À opção da pessoa jurídica, o imposto devido poderá ser pago em até três quotas mensais, iguais e sucessivas, vencíveis no último dia útil dos três meses subseqüentes ao de encerramento do período de apuração a que corresponder.

Qual Lei regulamenta o Lucro Presumido?

5º da Lei nº 9.716, de 26 de novembro de 1998, aplica-se o coeficiente de determinação do lucro presumido de 32\% (trinta e dois por cento) sobre a receita bruta, correspondente à diferença entre o valor de aquisição e o de revenda desses veículos.

Qual a Lei do lucro arbitrado?

LEIA TAMBÉM:   Pode tirar o adesivo branco do capacete?

Lei nº 9.430/1996, art. 1º, 4º, 27, 48 e 51 a 54.

Qual a finalidade dos tributos CSLL e IRPJ?

A CSLL é um tributo que é pago a fim de financiar a Seguridade Social, ou seja, o imposto a destinado como forma de proteger a cidadania. Todas as pessoas jurídicas, com as mesmas exceções do IRPJ, devem pagar a CSLL. Porém, a alíquota para cada caso muda bastante.

Quais são 3 principais formas de apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica?

O IRPJ — Imposto de Renda Pessoa Jurídica pode ser apurado em um desses 4 períodos:

  • mensalmente;
  • trimestralmente;
  • anualmente;
  • por evento.

Como funciona o Imposto de Renda Pessoa Jurídica?

A pessoa jurídica, seja comercial ou civil o seu objeto, pagará o imposto à alíquota de 15\% (quinze por cento) sobre o lucro real, apurado de conformidade com o Regulamento. O disposto neste item aplica-se, inclusive, à pessoa jurídica que explore atividade rural.

Qual a presunção do Lucro Presumido?

1,6\%
Como o próprio nome diz, para calcular o valor devido de impostos, a Receita Federal presume o quanto do faturamento da sua empresa foi lucro. Essa presunção não é feita caso a caso, mas obedece uma tabelinha. Para o IRPJ, a Receita utiliza a seguinte tabela para o Lucro Presumido: 1,6\% – Revenda de combustíveis.

LEIA TAMBÉM:   O que e estrategia de desinvestimento ou eliminacao?

Qual o documento de arrecadação do Lucro Presumido?

Os documentos que devem ser preparados pela contabilidade das empresas inseridas no regime de Lucro Presumido são: nota fiscal de produtos ou serviços; Escrituração Fiscal Digital (EFD) e Escrituração Contábil Digital (ECD), que devem ser transmitidas anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED);

Quando é necessário implementar o lucro arbitrado?

Quando o Lucro Arbitrado pode ser adotado? De forma bastante simplificada, podemos definir que o Lucro Arbitrado é utilizado quando não é possível determinar o desempenho financeiro da empresa, por razões diversas, que vão de fatalidades a fraudes.

Quando ocorre o lucro arbitrado?

A partir de 01.01.1995, ocorrida qualquer das hipóteses que ensejam o arbitramento de lucro, previstas na legislação fiscal, poderá o arbitramento: I) ser aplicado pela autoridade fiscal, em qualquer dos casos previstos na legislação do imposto de renda.

Quando se paga IRPJ e CSLL?

O IRPJ e a CSLL devidos com base no Lucro Presumido deverão ser pagos até o último dia útil do mês subsequente ao do encerramento do período de apuração trimestral. Assim, o IR devido no 1º trimestre/2.

LEIA TAMBÉM:   Para que serve o suco de limao com oleo de coco?

Como é cobrado a CSLL?

As alíquotas aplicáveis da CSLL são: (a) 9\% como regra geral; (b) 15\% no caso de pessoas jurídicas de seguros privados e de capitalização, distribuidoras de valores mobiliários, corretoras de câmbio e de valores mobiliários, sociedades de crédito, financiamento e investimentos, sociedades de crédito imobiliário.