Como e pago o juros sobre capital proprio?

Como é pago o juros sobre capital próprio?

Os Juros sobre Capital Próprio são uma forma de remuneração aos investidores de empresas de capital aberto, que distribuem o lucro de forma semelhante ao que acontece nos dividendos. Ao se tornar sócio, o acionista passa a ser dono de uma fração da empresa e, assim, ter direito aos seus rendimentos.

Qual a diferença entre juros e dividendos?

Como você viu, a principal diferença entre dividendos e JCP está na tributação. Como os dividendos são calculados sobre o lucro líquido da empresa, a quantia não é tributada duas vezes. No caso dos juros sobre capital próprio, os investidores são responsáveis por pagar o tributo sobre o valor recebido.

O que é juros dividendos?

Os dividendos são parte do lucro líquido de empresas listadas na bolsa de valores que, por lei, deve ser distribuído entre os acionistas. Recebem essa remuneração todos os investidores que são donos de, ao menos, uma ação da companhia em questão, até a data estabelecida em comunicado ao mercado.

LEIA TAMBÉM:   Sou obrigado a pagar o carro que bati?

Quem paga juros sobre capital próprio?

Além dos dividendos as empresas também pagam juros sobre capital próprio (JCP), que é uma outra forma de distribuir lucro aos acionistas das empresas. A diferença é que esse pagamento é tratado como despesa no resultado da empresa, enquanto o dividendo não.

Como saber se é dividendo ou juros sobre capital próprio?

Resumidamente, os dividendos são lançados na contabilidade da empresa como lucro, portanto, a companhia é quem arca com os impostos incidentes. Já nos juros sobre capital próprio, o dinheiro destinado aos acionistas entra na contabilidade como despesa, portanto livre de impostos.

O que é juros sobre capital ações?

O que são Juros sobre Capital Próprio (JCP)? Na prática, os JCP são uma via de mão dupla: os investidores saem felizes por receberem uma remuneração extra de acordo com o desempenho do seu investimento e as empresas utilizam deles como um artifício contábil para pagar menos impostos.

Como contabilizar juros sobre capital próprio?

Para efeito de dedutibilidade na determinação do Lucro Real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL), os juros pagos ou creditados a título de remuneração do capital próprio devem ser registrados em conta de despesa financeira, conforme artigo 30, § único, da Instrução Normativa SRF nº 11/1996.

LEIA TAMBÉM:   O que pode ser estômago alto e duro?

Qual o índice utilizado para cálculo de JSCP?

Basicamente, os JSCP são calculados com base nesse PL. Como é sabido, pela Lei das SA’s (Lei 6.404 de 1976), as empresas caracterizadas como sociedades anônimas devem distribuir no mínimo 25\% do lucro líquido ajustado a cada exercício social para seus acionistas.

Qual a forma de calcular e contabilizar Juros sobre Capital Próprio?

A empresa que recebe os juros sobre capital próprio deverá contabilizar o valor destinado (recebido ou não) como receita financeira e se recuperar do Imposto de Renda Retido na Fonte. Já, se o sócio for pessoa física o rendimento será consideração como exclusivo na fonte, não sendo tributado novamente.