Como e formado um manguezal?

Como é formado um manguezal?

Os mangues são espécies vegetais encontradas nos manguezais, que são um ecossistema localizado em regiões litorâneas, com um ambiente formado por uma água salobra, resultante do encontro da água doce com a do mar, o que torna esse lugar um espaço sensível ao equilíbrio entre esses dois cursos d’água.

Como é composta a vegetação arbórea que compõe o manguezal?

A vegetação arbórea que compõe o manguezal é composta por três espécies: Laguncularia racemosa (mangue-braço), Rhizophora mangle (mangue-verme- lho) e Avicennia schaueriana (siriúba).

Quais são as características do manguezal?

Conheça suas características no artigo a seguir. O manguezal é um ecossistema tipicamente tropical. A grande maioria dos manguezais do mundo é encontrada na faixa que fica entre os trópicos. Eles se distribuem nas costas oceânicas dos continentes, regiões que formam uma transição entre o meio terrestre e o ambiente marinho.

Qual é o ecossistema do manguezal?

O manguezal é um ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo, ocupando ambientes inundados por marés, tais como: estuários, lagoas costeiras, baías e deltas. Esses ambientes são caracterizados, não obrigatoriamente, pela mistura entre as águas doce e salgada.

LEIA TAMBÉM:   Quanto custa um carro para noiva?

Quais as formas de vida associadas ao manguezal?

– Algas, líquens, bromélias e orquídeas são formas de vida associadas ao mangue. Animais de hábitos terrestres e aquáticos frequentam o manguezal. A maioria dos peixes marinhos que são explorados por humanos como alimento dependem do manguezal para sobreviverem. Quando os camarõezinhos nascem, eles abandonam o mar aberto e vão para o manguezal.

Quais são os maiores inimigos do manguezal?

A destruição gratuita, a poluição doméstica e química das águas, derramamentos de petróleo e aterros mal planejados são os grandes inimigos do manguezal. Nos manguezais, as condições físicas e químicas existentes são muito variáveis, o que limita os seres vivos que ali habitam e freqüentam.