Como e feito um interrogatorio?

Como é feito um interrogatório?

Interrogatório: é ato processual, no qual o juiz ouve o acusado, perguntando acerca dos fatos que lhe são imputados, dando a este último oportunidade para que, se quiser, deles defenda, pois, optando pelo silêncio, o réu estará assegurado constitucionalmente, não sendo tomado como prova.

O que é interrogatório cruzado?

Sistema presidencialista para o interrogatório do réu, por favor! 690/2008, no procedimento comum, passou a vigorar o sistema de inquirição direta de testemunhas, também denominado de “cross examination”, que é o direito de a parte adversária inquirir a testemunha trazida pela outra parte (por isso “exame cruzado”).

O que é o sistema do cross examination na audiência de instrução e julgamento?

Assim, no procedimento comum vige o sistema do cross examination , ou seja, as perguntas são formuladas pelas partes diretamente às testemunhas. A participação do juiz será após as perguntas das partes.

LEIA TAMBÉM:   Quem e o autor de Memorias Postumas de Bras Cubas?

Em que momento é feito o interrogatório do réu?

Dentro do desenvolvimento do processo o interrogatório do réu ocorrerá, como regra, ao final da instrução, ou seja, após ouvir todos participantes (peritos, vitima, testemunhas, etc) então, o juiz ouvirá o réu.

Quando é feito o interrogatório do acusado?

O interrogatório e tratado nos artigos 185 a 196 do Código de Processo Penal (CPP) como ato que ocorre durante a ação penal, ou seja, quando o Ministério Público ofereceu formalmente acusação contra o réu, por meio da petição denominada denúncia, a qual deve ter sido recebida pelo juiz competente.

Quem faz interrogatório?

Portanto, pode haver interrogatório (em sentido amplo) não apenas realizado pelo juiz, mas igualmente pelo Ministério Público, pela polícia e pelas comissões parlamentares de inquérito (CPIs). A essas formas de interrogatório aplicam-se, no que couberem, as normas dos citados dispositivos do CPP.

O que é interrogatório sugestivo?

Um juiz não pode permitir que sejam feitas questões diretas, que sugiram ao interrogado uma resposta pronta. O juiz ao interrogar, dizem os criminalistas, apenas deve aludir ao fato indiretamente e jamais em linha reta. São estes os chamados interrogatórios sugestivos.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os trabalhos formais?

O que é o sistema do cross examination?

De acordo com Fredie Didier, a cross examination é o direito de a parte inquirir a testemunha trazida pela parte adversária (por isso, “exame cruzado”). Distingue-se da direct examination, que é a inquirição da testemunha que a própria parte trouxe.

Em que consiste o sistema direct examination?

O direct examination (exame direto), também denominado examination–in-chief, é a oitiva de uma testemunha pela parte que a arrolou para prestar seu depoimento.