Como e feito o tratamento de pacientes com hanseniase de acordo com os protocolos do Ministerio da saude?

Como é feito o tratamento de pacientes com hanseníase de acordo com os protocolos do Ministério da saúde?

O tratamento medicamentoso é realizado com a associação de três antimicrobianos – rifampicina, dapsona e clofazimina – a qual denominamos de Poliquimioterapia Única (PQT-U).

Como se classifica a hanseníase De acordo com o Ministério da saúde?

Assim, para melhor compreensão e facilidade para o diag- nóstico, neste guia utilizamos a classificação de Madri (1953): hanseníase indetermi- nada (PB), tuberculóide (PB), dimorfa (MB) e virchowiana (MB). Todos os pacientes passam por essa fase no início da doença. Entretanto, ela pode ser ou não perceptível.

São os principais sinais e sintomas mais frequentes da Hanseníase virchowiana?

É por conta disso que os primeiros sinais são lesões na derme: manchas brancas e vermelhas, placas, caroços, ressecamento e queda de pelos. Quando não se inicia o tratamento no começo, ocorrem também perda de sensibilidade, com sensação de formigamento e dormência nas mãos e nos pés, além de perda de força muscular.

Como é feito o tratamento da hanseníase?

O tratamento medicamentoso da hanseníase envolve a associação de três antimicrobianos: rifampicina, dapsona e clofazimina. Essa associação é denominada Poliquimioterapia Única (PQT-U) e está disponível nas apresentações adulto e infantil. É disponibilizada de forma gratuita e exclusiva no Sistema Único de Saúde – SUS.

LEIA TAMBÉM:   O que pode causar infeccao urinaria no homem?

O que é hanseníase Ministério da saúde?

Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.

Qual as formas da hanseníase?

De acordo com a classificação de Madri, a hanseníase pode ser classificada em: hanseníase indeterminada (paucibacilar), tuberculoide (paucibacilar), dimorfa (multibacilar) e virchowiana (multibacilar).