Como e feito o exame clister?

Como é feito o exame clister?

O clister, enema ou chuca, é um procedimento que consiste na colocação de um pequeno tubo pelo ânus, no qual é introduzida água ou alguma outra substância com o objetivo de lavar o intestino, sendo normalmente indicado nos casos de prisão de ventre, para aliviar o desconforto e facilitar a saída das fezes.

É perigoso fazer enema?

Riscos ao usar um enema Pode fazer com que o conteúdo do cólon vaze para o corpo. Usando líquido muito quente ou frio: isso pode causar desconforto ou dor. O líquido em um enema deve estar à temperatura ambiente. Use a quantidade recomendada de líquido à temperatura ambiente e não use um enema com muita freqüência.

Qual a diferença entre clister e enema?

LEIA TAMBÉM:   Quem sao os filhos de Hercules?

A lavagem intestinal consiste no processo de introdução no intestino de solução, medicamentosa ou não, por meio de sonda retal. O processo de lavagem intestinal é também denominado enteroclisma. Quando a quantidade de solução infundida é menor (de 50ml a 500ml) é denominada clister ou enema.

Como usar enema Evacuante?

O enema glicerinado deve ser administrado via retal, à critério médico….Aplicação

  1. Retirar o aplicador com a cânula do saco plástico.
  2. Conectar o aplicador no local de inserção do frasco.
  3. Inserir suavemente a cânula do aplicador no reto.
  4. Comprimir o frasco até ser expelido quase todo o líquido.
  5. Retirar a cânula do reto.

Como é feito enteroclisma?

O Enteroclisma é feito com o auxílio de materiais médicos hospitalares. O principal deles é a Sonda Retal, que tem como finalidade aliviar a tensão provocada por gases e líquidos presentes no intestino grosso. É por ele que é introduzido o líquido e a solução laxativa.

O que acontece depois da lavagem intestinal?

Alguns dos efeitos secundários deste método são diarreia, cãibras, vômito, enjoos e alteração da absorção de alguns medicamentos.

LEIA TAMBÉM:   Quem pertence ao grupo dos peixes?

O que é Enteróclise?

Significado de Enteróclise Procedimento de inserção de bário diretamente no intestino, através da utilização de uma sonda nasogástrica, comumente utilizado em exames radiográficos. Pouco usual. Lavagem intestinal; enema, enteroclisma.

Quais são os tipos de enema?

É possível fazer a distinção entre dois tipos de enemas: os enemas de limpeza (ou evacuação) e os enemas de retenção. Os enemas de limpeza são usados para o tratamento da obstipação, de fecalomas ou de retenção fecal em geral.

Qual a composição do líquido do clister enema?

É uma solução aquosa obtida através da diluição de glicerina bidestilada em água purificada, administrada via retal. A glicerina é um líquido xaroposo, límpido, incolor e higroscópico.

Qual a melhor posição para fazer um clister?

PROCEDIMENTO: 6-Posicionar o paciente em decúbito lateral esquerdo, com o quadril e joelhos flexionados (posição de Sims). JUSTIFICATIVA: O decúbito lateral esquerdo faz com que a solução desça de acordo com a gravidade seguindo as curvas naturais do intestino.

Qual é a diferença do enema é clister?

Da fundamentação e análise A lavagem intestinal consiste no processo de introdução no intestino de solução, medicamentosa ou não, por meio de sonda retal. O processo de lavagem intestinal é também denominado enteroclisma. Quando a quantidade de solução infundida é menor (de 50ml a 500ml) é denominada clister ou enema.