Como e feito o diagnostico da cinomose?

Como é feito o diagnóstico da cinomose?

A maioria dos testes detecta o gene que codifica a proteína nucleocapsídeo do vírus. Recomenda-se tentar o isolamento de material genético viral no maior número de amostras possível: sangue, urina, secreções conjuntivais, nasais e líquor.

Qual é o agente etiológico da cinomose?

A cinomose canina é causada pelo gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae, sendo tanto antigenicamente quanto biofisicamente, semelhantes ao vírus do sarampo dos humanos, e ao vírus da peste bovina dos ruminantes, conhecida como peste do gado (SWANGO, 1997, GEBARA et al., 2004a, SILVA et al., 2007, MANUAL….

Qual o exame que detecta a cinomose?

Os exames mais utilizados para auxiliar no diagnóstico da cinomose no HOVET da UFRA são o hemograma e a pesquisa de inclusões de Lentz. Entretanto, esses exames nem sempre possibilitam a confirmação da doença, sendo necessário utilizar exames mais específicos, tais como isolamento viral, RT-PCR e imunofluorescência.

Como suspeitar sintomatologia clínica e como diagnosticar a cinomose em cães?

Os sintomas são: febre, prostração, secreções conjuntivais, pneumonias, diarreias, pústulas abdominais, secreções nasais, podem ter convulsões, dificuldade em se locomover e até de se alimentar. É uma doença grave, com índice de mortalidade maior que 90\%.

LEIA TAMBÉM:   Como declarar DARF paga no Imposto de Renda 2021?

Quais as formas clínicas da cinomose?

A cinomose pode se apresentar sob três formas clínicas clássicas: aguda, subaguda e crônica, onde a duração e gravidade da enfermidade estão diretamente atreladas à virulência da cepa, condições do ambiente e perfil imunológico do animal (Greene e Appel, 2006).

Porquê da cinomose em cachorro?

O cachorro pode pegar cinomose, ou seja, ser contaminado pelo vírus, de diversas formas. Entre elas, pelo contato com secreções, urina e fezes infectadas pelos animais doentes. Além disso, casinha, cobertores e alimentos dos animais infectados também são fontes de infecção.