Como e feita a cirurgia de retirada do baco?

Como é feita a cirurgia de retirada do baço?

A cirurgia do baço, também chamada de Esplenectomia, é realizada retirando parte ou todo o baço do paciente. Ela é indicada em casos específicos de doenças do sangue ou nesse órgão. O procedimento é feito por via laparoscópica, o que facilita as condições de recuperação do paciente.

É perigoso retirar o baço?

Os riscos para aqueles que retiravam o órgão também eram grandes. Muitos portadores de talassemia que realizaram a esplenectomia (retirada do baço) no passado tiveram complicações infecciosas, incluindo choque séptico fulminante – quando há falência da circulação sanguínea.

O que é uma esplenectomia?

Atualmente a esplenectomia, a remoção do baço, é considerada para trombocitopenia imune (PTI) após a falha de corticoides ou outras terapias e pode ser indicada para pacientes que já não respondem ao tratamento e/ou não podem receber certo tipo de medicamento e que tenham manifestado sangramentos significativos.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as vantagens de trabalhar com sistemas com multiplos processadores?

Quais os riscos da esplenectomia?

A Esplenectomia é um procedimento simples, mas como qualquer outra cirurgia, ela pode trazer alguns riscos para o paciente, como as infecções que, em casos mais graves, podem evoluir para uma septicemia. Sangramentos e danos a órgãos vizinhos ao baço, como cólon, pâncreas e o estômago também são possíveis.

Como é realizado a esplenectomia?

Como é feita a cirurgia A técnica cirúrgica da esplenectomia é, na maioria dos casos, a laparoscopia, sendo feitos uns pequenos furinhos no abdômen, por onde passam tubos e instrumentos que ajudam na remoção do baço, sem ter que fazer um corte grande.

Quem tira o baço tem vida normal?

Quanto a retirada do baço, a pessoa pode ter vida normal, porém, recomendamos a vacinação contra as bactérias gram-positivas que levam a infecção pneumocócica. Como se trata de uma pneumonia, é necessário que seja realizada a vacinação, preferencialmente antes da cirurgia, em casos de cirurgias eletivas.

Quem não tem baço pode se aposentar?

A simples retirada do baço pode não ser motivo suficiente para concessão do benefício. Claro que existem casos específicos. Se isso o tornou de alguma maneira incapaz de exercer atividade que ele até então exercia, ele pode sim requerer um benefício junto ao INSS.

LEIA TAMBÉM:   Qual a apolice do Seguro Automovel?

O que acontece quando não tem o baço?

Em caso de retirada do baço é o fígado que irá desenvolver o papel de filtrar e combater algumas infecções, porém existe o risco de ter infecções causadas por Streptococcus pneumoniae, Neisseria meningitidis e Haemophilus influenzae.

Qual é a função do baço?

Ele retém, ainda, células mortas ou doentes que estejam perambulando na circulação sanguínea. É como um filtro que faz um serviço de controle de qualidade: o sangue passa por seus vasos, repleto de glóbulos vermelhos jovens e velhos, e o baço seleciona, prende e destrói aqueles que não têm mais utilidade.

O que quer dizer esplenomegalia?

Esplenomegalia é o termo médico utilizado para designar o aumento de tamanho do baço. O baço é um órgão pequeno, que está localizado no lado esquerdo do corpo, na região superior do abdômen.