Índice
- 1 Como é estabelecido os eixos organizadores dos conteúdos de língua portuguesa?
- 2 Como se estruturou a língua portuguesa?
- 3 O que são os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa?
- 4 Qual foi a forma de Portugal implementar a língua portuguesa como língua oficial?
- 5 Que são PCNs e qual sua importância para a língua padrão?
- 6 Quais são as linguagens trabalhadas na educação infantil?
- 7 Quais são os quatro eixos da língua portuguesa?
- 8 Quais são os parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental?
- 9 Quais as quatro práticas de ensino conforme os PCN de Língua Portuguesa?
Como é estabelecido os eixos organizadores dos conteúdos de língua portuguesa?
A partir disso, são estabelecidos quatro eixos organizadores correspondentes às práticas de linguagem já apresentadas em documentos oficiais anteriores como os PCNs: Oralidade, Leitura/escuta, Produção de textos e Análise linguística/semiótica.
Como se estruturou a língua portuguesa?
Na última década do século XIII, o rei D. Dinis legaliza a língua portuguesa como língua oficial do reino de Portugal, seguindo também nisso o modelo de seu avô, Afonso X de Leão e Castela, que no seu reinado iniciado em 1252 institui o vernáculo castelhano como língua oficial de seu reino.
O que são os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa?
O PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – é uma base desenvolvida pelo Governo Federal, na qual educadores encontram referências para preparar suas aulas em todas as disciplinas e séries escolares. Aqui, a intenção é expor algumas ideias encontradas a partir da leitura do PCN no que diz respeito à Língua Portuguesa.
O que ensinar em língua portuguesa na educação infantil?
Entre elas, estão a leitura e escrita feita pelos próprios estudantes e pelo professor para a turma (enquanto eles não compreendem o sistema de escrita), as práticas de comunicação oral para aprender os gêneros do discurso e as atividades de análise e reflexão sobre a língua.
Como era o português arcaico?
O português arcaico se originou através da mistura entre os dialetos árabes e do latim, trazido à península ibérica durante a invasão muçulmana, dando, primeiro, origem ao galego-português, língua que mais tarde seria oficial em Portugal. Esta fase foi chamada de trovadoresca, e terminou em meados do século XIII.
Qual foi a forma de Portugal implementar a língua portuguesa como língua oficial?
Em 1297, com a conclusão da reconquista, o rei D. Dinis I prossegue políticas em matéria de legislação e centralização do poder, adoptando o português como língua oficial em Portugal.
Que são PCNs e qual sua importância para a língua padrão?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) agem como norteadores para o planejamento do trabalho docente. É um documento indispensável para a prática docente, sabendo que o mesmo trás objetivos e metas para a educação básica e que devem ser conhecidas e colocadas em prática pelo professor.
Quais são as linguagens trabalhadas na educação infantil?
Por fim, pautadas nas manifestações, interesses e necessidades das crianças, priorizamos quatro das múltiplas linguagens presentes no cotidiano da educação infantil, são elas, a linguagem oral, a contação de história, a linguagem audiovisual e a linguagem por meio das artes visuais (pintura, colagem, modelagem).
O que ensinar em Língua Portuguesa nova escola?
Veja, a seguir, cinco situações didáticas essenciais para o ensino de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano.
- Leitura de gêneros de diversas esferas discursivas.
- Leitura em profundidade e procedimentos de estudo.
- Reflexão sobre os padrões de escrita.
- Uso de diversos gêneros orais.
- Produção, revisão e edição de textos.
O que diz o PCN de língua portuguesa?
O PCN: Língua Portuguesa descreve a competência discursiva de seus alunos, no que diz respeito à escuta, à leitura e à produção de textos. Com isso, o aluno irá adquirir a habilidade de organizar o discurso de forma adequada, apropriando-se da linguagem.
Quais são os quatro eixos da língua portuguesa?
Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos: leitura/escuta; produção (escrita e multissemiótica); análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita).
Quais são os parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Fundamental?
Os PCN, voltados ao Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, foram divididos em áreas conforme a função instrumental de cada uma, possibilitando uma integração entre elas. Há os parâmetros para a Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Arte, Educação Física, História e Geografia, todos separados em livros.
Quais as quatro práticas de ensino conforme os PCN de Língua Portuguesa?
Apresenta, de forma muito pertinente e clara, três das quatro práticas que propomos nessa lição, a saber: a prática da leitu- ra de textos, a prática da produção de textos e a prática da análise linguística.
Quais são os parâmetros curriculares nacionais?
Os PCN estão divididos a fim de facilitar o trabalho da instituição, principalmente na elaboração do seu Projeto Político Pedagógico. São seis volumes que apresentam as áreas do conhecimento, como: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, arte e educação física.