Como e a formacao da imagem em medicina nuclear?

Como é a formação da imagem em medicina nuclear?

O exame de diagnóstico por imagem realizado pela medicina nuclear é também chamado de cintilografia e constitui um método de imagem não invasivo, obtido após a administração de pequenas doses de radiofármaco, por via intravenosa, via oral ou via inalatória, de acordo com a indicação do exame.

Como são produzidas as imagens na cintilografia?

Nela, as imagens são obtidas por meio da radiação emitida pelo material administrado ao paciente. Os radionuclídeos podem ser administrados por via oral, venosa, subcutânea ou inalatória. As fontes são distribuídas para diferentes órgãos dependendo das características de cada radiofármaco e pela composição dos tecidos.

Quais são as vantagens da medicina nuclear?

Entre as inúmeras vantagens de utilizar a medicina nuclear para o diagnóstico de doenças, as principais são: Possibilidade de diagnosticar doenças até então invisíveis pelos exames de radiografia comuns. Quais são os principais exames realizados com medicina nuclear?

LEIA TAMBÉM:   Por que os botões da orquideas caem?

Qual a principal limitação à utilização da medicina nuclear?

A principal limitação à maior utilização da medicina nuclear é o custo pré e pós tratamento. No entanto é impossível observar muitos processos fisiológicos de forma não invasiva sem a Medicina Nuclear.

Quem tem medo dos exames de Medicina Nuclear?

Muitas pessoas ainda hoje têm medo dos exames e procedimentos de Medicina Nuclear, principalmente por envolverem o uso de radiação. Porém, não há motivo de preocupação. Afinal, as doses de radioatividade empregadas costumam ser muito baixas, administradas de forma controlada e segura no paciente.

Como funciona a medicina nuclear?

Assim, prometendo tratamento de primeira linha a um número cada vez maior de pessoas. A medicina nuclear se baseia na administração, ao paciente, de pequeníssimas quantidades de materiais radioativos. Isto é, eles são unidos a moléculas carreadoras específicas para a região do corpo a ser analisada.