Como documentar um sistema já pronto?
6 práticas para documentar com eficiência
- Crie uma estrutura que suporte a documentação de software.
- Defina responsabilidades.
- Escolha a ferramenta de documentação apropriada.
- Armazene as informações de forma adequada.
- Faça uso da documentação.
- Crie um ambiente colaborativo entre a equipe.
Como documentar um processo?
Como realizar uma boa documentação de processos?
- Compreenda os objetivos de cada processo.
- Defina os indicadores de desempenho.
- Otimize a comunicação interna.
- Organize reuniões para envolver a equipe na documentação dos processos.
- Use a tecnologia para promover integração.
Como escrever documentação?
Como escrever boas documentações
- Formalizar processos e sistemas.
- Aprender em voz alta.
- Ajudar pessoas a responder suas próprias perguntas.
Qual a documentação de processos?
Os processos podem ser padronizados e reutilizados em outros ou novos processos. Permite o gerenciamento dos processos baseado em um documento formal. Define indicadores de desempenho para a alta gestão da empresa. Veja também: A documentação de processos é realmente necessária?
Qual a melhor ferramenta de documentação de processos?
Finalmente, umas das mais importantes boas práticas de documentação de processos é o uso de ferramentas de BPM com notação BPMN 2.0, fáceis e intuitivas de operar. Elas vão facilitar amplamente o trabalho de documentação, além de auxiliar no compartilhamento de ideias e visualização de fluxos e diagramas.
Por que organizar a documentação dos processos de TI?
Por que organizar a documentação dos processos de TI? Normalmente o que se vê nas empresas são pessoas muito boas, que conhecem bem o negócio e os processos internos e sabem o que fazer em cada situação. Isso acaba gerando uma dependência, o que é muito arriscado, pois elas ficam doentes, tiram férias, ou podem até ganhar na mega-sena.
Como criar uma documentação de testes?
A documentação de teste deve ser criada por demanda e, se tiver necessidade, por partes. O tamanho da documentação também importa. A documentação tem que ser objetiva, mas não pode habilitar o contexto da comunicação como em uma User Story: o documento de testes deve ser entendido por todos os membros do time e agentes externos ( stakeholders)