Como deve ser tributada a quantia recebida por locacao de espaco fisico em imoveis ou condominios edilicios?

Como deve ser tributada a quantia recebida por locação de espaço físico em imóveis ou condomínios edilícios?

As quantias recebidas por pessoa física pela locação de espaço físico sujeitam-se ao recolhimento mensal obrigatório (carnê-leão) se recebidas de pessoa física ou de fonte no exterior, ou à retenção na fonte se pagas por pessoa jurídica, e ao ajuste na Declaração de Ajuste Anual.

Como declarar Imposto retido de aluguel?

Se ele for uma pessoa física, é necessário preencher a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/Exterior”. Se o inquilino for uma pessoa jurídica, a declaração dos pagamentos deve ser feita na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.

Tem que declarar pagamento de condomínio no imposto de renda?

Não. De acordo, com o consultor tributário Jorge Lobão, do Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), despesa com condomínio não é dedutível do Imposto de Renda.

O que significa bens em condomínio?

A propriedade comum de bens que não podem ou que não foram fisicamente divididos é chamada de condomínio. Trata-se de uma situação bastante comum no direito, especialmente quando falamos de bens imóveis. O maior problema é quando os coproprietários discordam da destinação e do uso dos bens.

LEIA TAMBÉM:   O que muda com a venda direta do etanol?

Como declarar pagamento de condomínio no Imposto de Renda?

No caso do pagamento do condomínio e IPTU, basta fazer o desconto no aluguel recebido e lançar o valor descontado no Carnê-Leão. Esses valores devem estar registrados em contrato, e o locador deve guardar os comprovantes de pagamento do condomínio e do IPTU, caso a Receita Federal solicite.

Como é declarado o rendimento tributável?

Na declaração de ajuste, o valor recebido será sempre informado como rendimento tributável. Desse montante a ser declarado, no entanto, podem ser abatidos impostos (como o IPTU), taxas e emolumentos, bem como despesas pagas para cobrança ou recebimento – desde que arcados pelo locador.

Qual a tabela progressiva do ir para o aluguel?

Nesse sentido a tabela progressiva de IR a ser usada é a seguinte: Os alugueis tem um limite mensal de isenção do Imposto de Renda no valor de R$ 1.903,98, mas mesmo assim precisa declarar o aluguel na sua DIRPF. Com isso se o valor estiver acima da isenção, o contribuinte deverá pagar mensalmente o imposto de renda sobre o aluguel recebido.

LEIA TAMBÉM:   Como consultar uma empresa em Portugal?

Qual o valor recebido a título de aluguel?

O valor recebido a título de aluguel, quando o imóvel foi adquirido pelo casal há dois caminhos. O primeiro para o casal é informar o valor total do aluguel recebido em apenas uma das declarações. Para quem não se interessa por essa opção, o caminho é cada um declarar a metade do valor separadamente.

Qual a isenção do imposto de renda sobre o aluguel?

Os alugueis tem um limite mensal de isenção do Imposto de Renda no valor de R$ 1.903,98, mas mesmo assim precisa declarar o aluguel na sua DIRPF. Com isso se o valor estiver acima da isenção, o contribuinte deverá pagar mensalmente o imposto de renda sobre o aluguel recebido.