Como deve ser o processo de construção do PPP?
O projeto político pedagógico deve ser elaborado de maneira colaborativa. Assim, cabe a cada escola decidir o modo mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento. Há instituições que optam pela formação de um conselho que delibera sobre o PPP escolar.
Como executar as ações definidas pelo coletivo?
Como executar as ações definidas pelo coletivo? – são orientadoras do Projeto Pedagógico e devem ser objeto do processo de avaliação. Até o momento, os colegas observaram que o coletivo mergulhou numa série de questionamentos, com vistas à mudança de rumos na unidade escolar.
O que toda a construção de um PPP requer?
Para que se possa construir um PPP é necessário que se inicie focado nos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do trabalho docente.
Quais são os três momentos que envolvem o PPP?
O processo de avaliação envolve três momentos:
- descrição e a problematização da realidade escolar;
- compreensão crítica da realidade descrita e problematizada;
- proposição das alternativas de ação – momento de criação coletiva.
Como envolver os coletivos escolares na construção do PPP?
Para mobilizarmos a comunidade escolar no sentido da construção coletiva do PPP é necessário à utilização de um conjunto de ações articuladas entre si, o que significa a necessidade de uma vinculação estreita entre objetivos da mobilização e meios usados para tal fim.
Como o PPP pode contribuir para o processo de formação dos sujeitos?
É no Marco Filosófico do Projeto Político Pedagógico que se propõe o tipo de sociedade que se quer construir e com que valores e como a instituição escolar pode contribuir com a formação do sujeito para que este transforme a sociedade em que vive de forma a melhor adaptá-la para melhor nela viver.
https://www.youtube.com/watch?v=aJyxnu44h38