Índice
- 1 Como deve ser o ensino de Matemática nos anos iniciais?
- 2 Quais as dificuldades encontradas para aprender Matemática?
- 3 Que saberes específicos da Matemática devem ser ensinados desde os anos iniciais do ensino fundamental?
- 4 É preciso repensar certas ideias predominantes acerca da avaliação em matemática?
- 5 O quê a matemática nos ensina?
- 6 Quais os desafios de ensinar matemática atualmente?
Como deve ser o ensino de Matemática nos anos iniciais?
É importante que o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental esteja associado com a parte lúdica do ensino, pois para que as crianças atribuam significados aos conceitos matemáticos, nesta faixa etária, é necessário aliar esses conceitos a brincadeiras, jogos, adivinhações trabalhos em grupo, entre …
Qual quais as tendências e perspectivas da avaliação no ensino da Matemática?
A partir desse estudo o autor estabeleceu uma descrição de seis tendências que influenciaram o modo de conceber e entender o ensino da matemática. Essas tendências são: formalista clássica, empírico-ativista, formalista moderna, tecnicista, construtivista e sócioetnocultural.
Quais as dificuldades encontradas para aprender Matemática?
Dificuldade em Aprender Matemática
- Problemas auditivos. O aluno não consegue ouvir claramente o que o professor está dizendo, levando-o à incapacidade de aprender os conteúdos matemáticos.
- Problemas relacionados à leitura.
- Problemas visuais.
- Problemas relacionados à escrita.
Como a matemática pode ser trabalhada de forma significativa na educação infantil e nos anos iniciais?
Os conteúdos matemáticos devem ser trabalhos na educação infantil de modo onde a criança construa seus conceitos matemáticos de forma livre, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, onde a criança participe ativamente, assim despertando a sua curiosidade, a partir do seu modo de interpretar o mundo passando a …
Que saberes específicos da Matemática devem ser ensinados desde os anos iniciais do ensino fundamental?
No ensino de matemática nos anos iniciais, faz-se necessário, por meio da articulação dos diversos campos dessa disciplina, garantir que os estudantes relacionem observações empíricas do mundo real a representações em tabelas, figuras e esquemas, associando-as a conceitos e propriedades, fazendo induções e conjecturas …
Qual a importância da avaliação no ensino da matemática?
A avaliação age nesse meio de forma contínua e integrada, onde a partir do momento em que o professor tem consciência das deficiências do aluno, começa a aperfeiçoar seus métodos pedagógicos para ajudá-lo em seu processo educativo. A maneira como a escola avalia é o reflexo da educação que ela valoriza.
É preciso repensar certas ideias predominantes acerca da avaliação em matemática?
É preciso repensar certas idéias que predominam sobre o significado da avaliação em matemática, ou seja, as que concebem como prioritário avaliar apenas se os alunos memorizam as regras e esquemas, não verificando a compreensão dos conceitos, o desenvolvimento de atitudes e procedimentos e a criatividade nas soluções.
Que saberes específicos da matemática devem ser ensinados desde os anos iniciais do ensino fundamental?
O quê a matemática nos ensina?
Matemática é a área do conhecimento que envolve o estudo da aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, estatística e cálculo, em busca da sistematização de quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. A Matemática é a ciência que estuda conceitos abstratos, como quantidades e formas.
Quais as principais dificuldades no ensino e na aprendizagem da matemática?
Embora seja uma disciplina obrigatória, são grandes os problemas vividos nesta relação professor-aluno e aulas de Matemática, os mesmos apresentam-se com falta de atenção, comportamentos desajustados, falta de afetividade, falta de compromisso com o processo de aprendizagem, muitas vezes estes problemas decorrem da …
Quais os desafios de ensinar matemática atualmente?
Segundo eles, está cada vez mais difícil ensinar matemática, “pois os alunos não querem pensar, estudar e cumprir com seus deveres.” Conforme eles explicam, a disciplina exige concentração e raciocínio lógico, coisa que os alunos não querem ter.