Como deve ser o contracheque?

Como deve ser o contracheque?

O contracheque deve conter os dados da empresa, como razão social e CNPJ, e do trabalhador, como nome, função, nº do PIS — ou outros dados que a empresa entenda necessários. Precisa constar também o mês de referência do pagamento realizado e a especificação de cada parcela recebida ou descontada do empregado.

É obrigatório receber o Contra-cheque?

O artigo 464 da CLT estabelece que a empresa deve emitir um recibo (o contracheque) de pagamento, que deve ser assinado pelo empregado como prova de que recebeu o documento.

O que é um contra cheque?

substantivo masculino Documento que demonstra e certifica o pagamento do salário de um funcionário, sendo depositado em sua conta bancária ou retirado pelo trabalhador no setor da empresa; demonstrativo de pagamento; holerite. Etimologia (origem da palavra contracheque). Contra + cheque.

O que significa folha de contracheque?

A folha de pagamento também é conhecida como holerite ou contracheque. Este é um documento obrigatório, determinado por lei, que deve ser gerado pela empresa todos os meses. Nele, a empregador específica o salário que o funcionário receberá naquele mês pelo trabalho realizado.

LEIA TAMBÉM:   Como as cadeias carbônicas podem ser classificadas?

O que deve constar no contracheque?

O holerite, também chamado de contracheque, é um documento emitido pelo empregador onde se demonstram os vencimentos de um trabalhador assalariado, como o salário no mês vigente; os descontos, como os vales, encargos, impostos, pensões etc; e os acréscimos, como salário-família, auxílio-enfermidade, gratificações etc.

Qual o prazo para entrega do contracheque?

A lei da CLT não especifica um prazo exato para a entrega do holerite. Porém, o artigo 459 estipula que o pagamento do salário mensal deve ser feito até o quinto dia útil, dando margem para que a interpretação seja de que esse documento deva ser entregue no mesmo prazo.

Quando a empresa tem que dar o contracheque?

Na hora do pagamento do salário, é estabelecido por lei que o empregado deverá fornecer ao empregador o contracheque.

É necessário guardar contracheque?

A recomendação para guardar um contracheque ou holerite é de 5 anos. O prazo estipulado é feito pensando em eventuais cobranças de direitos trabalhistas. Caso o trabalhador saia da empresa, terá só 2 anos para efetuar tal cobrança, caso perceba erros. E é aqui que está a importância de uma holerite.

LEIA TAMBÉM:   Qual a praca mais importante de Esmeraldas?

Quem tem contra cheque?

“Receber o contracheque é um direito de todos os trabalhadores registrados, estabelecido pelo artigo 464 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)”, comenta o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Qual a diferença entre folha de pagamento e contracheque?

Holerite (ou contracheque) é um demonstrativo impresso de vencimentos de um trabalhador. Ele costuma ser atrelado à folha de pagamento e serve como documento para comparar que o depósito do salário foi feito. As folhas de pagamento são geradas em intervalos regulares de tempo.

Quando o contracheque deve ser entregue?

O que é holerite E o que deve constar nele?

O holerite nada mais é do que um registro que possui valor documental, comprovando que o funcionário recebeu seu salário referente ao último mês trabalhado corretamente. Nele também constam descontos referentes ao pagamento de benefícios e as eventuais aplicações de bancos de horas e/ou horas extras.