Índice
Como deve ser feita a avaliação na Educação Infantil?
Conheça as maneiras de avaliar os alunos da educação infantil
- Observe e registre seus principais apontamentos.
- Converse com os alunos.
- Elabore relatórios e dossiês.
- Dialogue com os pais para entender o contexto familiar da criança.
- Crie formas de autoavaliação para as crianças.
- Aposte nas avaliações diagnósticas.
Como deve acontecer a avaliação processual?
Dicas práticas de aplicação da avaliação processual
- Pode ser incrementada em aulas com devolutivas sobre o conteúdo ou provas que auxiliam identificar quais foram os erros e acertos da turma;
- Incluir no plano de aulas atividades que instigam a leitura, análise e discussão;
Como deve ser a avaliação na Educação Infantil de acordo com a Bncc?
Avaliação na Educação Infantil conforme a BNCC
- PLANEJAR_Enxergar a avaliação como meio para novas aprendizagens, tanto do professor, quanto das crianças.
- OBSERVAR_ A partir da observação e reflexão da própria prática, o professor deve pensar, avaliar suas ações e dar continuidade ou propor mudanças no planejamento.
Quais são os três passos fundamentais para avaliar na Educação Infantil?
O ciclo da avaliação na Educação Infantil
- Concepção e planejamento.
- Formação.
- Instrumentos.
- Socialização das informações.
Quais os tipos de avaliação processual?
Em meu entendimento, há quatro tipos de avaliação nas escolas atuais: a avaliação diagnóstica, a formativa, a comparativa e a somativa.
- Avaliações diagnósticas: Esta avaliação é usada para “diagnosticar” o que um aluno sabe e o que não sabe.
- Avaliação formativa:
- Avaliação comparativa:
- Avaliação somativa:
Como deve ser uma avaliação processual e formativa?
A avaliação, conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, deve considerar aspectos quantitativos e qualitativos como complementares na avaliação, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de reintegrar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes …