Como deve ser feita a avaliacao na Educacao Infantil?

Como deve ser feita a avaliação na Educação Infantil?

Conheça as maneiras de avaliar os alunos da educação infantil

  1. Observe e registre seus principais apontamentos.
  2. Converse com os alunos.
  3. Elabore relatórios e dossiês.
  4. Dialogue com os pais para entender o contexto familiar da criança.
  5. Crie formas de autoavaliação para as crianças.
  6. Aposte nas avaliações diagnósticas.

Como deve acontecer a avaliação processual?

Dicas práticas de aplicação da avaliação processual

  1. Pode ser incrementada em aulas com devolutivas sobre o conteúdo ou provas que auxiliam identificar quais foram os erros e acertos da turma;
  2. Incluir no plano de aulas atividades que instigam a leitura, análise e discussão;

Como deve ser a avaliação na Educação Infantil de acordo com a Bncc?

Avaliação na Educação Infantil conforme a BNCC

  • PLANEJAR_Enxergar a avaliação como meio para novas aprendizagens, tanto do professor, quanto das crianças.
  • OBSERVAR_ A partir da observação e reflexão da própria prática, o professor deve pensar, avaliar suas ações e dar continuidade ou propor mudanças no planejamento.
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Quais são os três passos fundamentais para avaliar na Educação Infantil?

O ciclo da avaliação na Educação Infantil

  • Concepção e planejamento.
  • Formação.
  • Instrumentos.
  • Socialização das informações.

Quais os tipos de avaliação processual?

Em meu entendimento, há quatro tipos de avaliação nas escolas atuais: a avaliação diagnóstica, a formativa, a comparativa e a somativa.

  • Avaliações diagnósticas: Esta avaliação é usada para “diagnosticar” o que um aluno sabe e o que não sabe.
  • Avaliação formativa:
  • Avaliação comparativa:
  • Avaliação somativa:

Como deve ser uma avaliação processual e formativa?

A avaliação, conduzida como uma parte do processo ensino e aprendizagem, deve considerar aspectos quantitativos e qualitativos como complementares na avaliação, buscando o diagnóstico das dificuldades e dos progressos no processo educativo, como forma de reintegrar o aluno na rota da aprendizagem, através de diferentes …