Como deve ser a metodologia do ensino de Libras na educacao especial?

Como deve ser a metodologia do ensino de Libras na educação especial?

Para o ensino de Libras como L1, o professor deve estar ciente de que a Língua Brasileira de Sinais é principalmente visual, e para o educando surdo esse é o sentido pelo qual irá apreender toda a estrutura gramatical dessa linguagem.

Como é realizado o atendimento educacional especializado para o ensino de Libras na escola comum?

O atendimento inicia com o diagnóstico do aluno e ocorre diariamente, em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. Este trabalhado é realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra.

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O que é o AEE em Libras?

– Atendimento Educacional Especializado em LIBRAS; – Atendimento Educacional Especializado para o Ensino da LIBRAS; – Atendimento Educacional Especializado para o Ensino da Língua Portuguesa.

Como deve ser o AEE para o aluno surdo?

Com alunos surdos esse trabalho pedagógico deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2) na sua modalidade escrita.

Como funciona o processo de inclusão do surdo no sistema educacional?

A inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, requer uma escola e uma sociedade inclusivas, que assegurem igualdade de oportunidades a todos os alunos, contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos.

Por que o ensino de Libras e também uma questão de inclusão?

Desta forma, as Libras é um mecanismo de suma importância para a inclusão social do aluno surdo na Educação Básica, pois possibilita além da comunicação entres os alunos surdos uma interação desses com a comunidade escolar que é ouvinte.

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Como deve ser feito o atendimento educacional especializado?

O AEE é realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, podendo ser realizado, também, em centro de atendimento educacional especializado público ou privado sem fins lucrativos, conveniado com a Secretaria de …

O que compete à escola para inserir o surdo no contexto escolar?

Nesse contexto, a escola vem buscando fazer a inclusão dos alunos Surdos em salas de aula regulares, onde os mesmos irão manter contato com professores e alunos ouvintes além do tradutor e intérprete da língua de sinais (TILS), profissional responsável pelo intermédio da comunicação entre Surdos e ouvintes, através da …

O que o AEE trabalha?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço de educação especial regulamentado por lei. Ele é responsável pelo planejamento e pela execução de recursos pedagógicos e de acessibilidade capazes de eliminar obstáculos para a participação efetiva de alunos, considerando suas necessidades específicas.

Quais são as atribuições do AEE para o ensino das pessoas com deficiência auditiva e ou surdez?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade destinados a eliminar as barreiras à participação e à aprendizagem dos estudantes, considerando suas necessidades e especificidades.

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Como se dá a inclusão do surdo nas escolas no Brasil?

Em 2010 foi regulamentada a profissão de intérprete, através da lei nº 12. 319/10, essa lei vem propiciar a inclusão do surdo, não apenas no âmbito escolar, sobretudo âmbito social, estabelecendo o perfil desse profissional que se tornou o principal apoio da relação do professor e o aluno surdo.

O que devemos fazer para a inclusão dos surdos na escola?

Surdez na escola: provovendo a interação entre as crianças

  1. Não grite. Explique que as crianças podem falar com os colegas surdos em um tom de voz natural, e aumentarem o tom apenas se eles solicitarem.
  2. Fale de frente para a pessoa.
  3. Não fale enquanto mastiga.