Como descrever uma lesao Cutanea?

Como descrever uma lesão Cutanea?

Morfologia básica:

  1. Mácula: lesão plana, sem relevo.
  2. Pápula: elevação sólida, circunscrita, de até 1 cm de diâmetro.
  3. Placa: lesão palpável, elevada em “platô”.
  4. Nódulo: lesão firme, endurada, circunscrita, podendo ser mais ou menos saliente.
  5. Urtica: lesão em relevo, com edema, coloração vermelho-róseo.

O que causa lesão cutânea?

Em geral, têm início e cura rápidos, podendo ser traumáticas ou cirúrgicas. Geralmente, a cicatrização ocorre dentro do período esperado e sem complicações. A principal causa são traumatismos, mas também podem ser causadas por feridas térmicas, infecciosas, químicas, vasculares, alérgicas e radioativas.

O que é uma afecção cutânea?

LEIA TAMBÉM:   Qual o significado da expressao pessoas com deficiencia?

Doenças cutâneas são aquelas que surgem em toda a extensão da pele. Por se tratar de um órgão entre a parte interna e externa, a pele está suscetível às influências de ambos e pode apresentar as mais variadas patologias.

Como tratar lesão na pele?

O uso da água ou do soro aquecidos para a limpeza da ferida é recomendado em locais de clima frio (menos em casos de queimaduras). Isso porque o organismo trabalha em temperatura corpórea de 36 graus para manutenção e restabelecimento da integridade da pele.

Qual é a diferença entre infecção e afecção?

Outra bactéria que deve ser destacada é a Escherichia coli. Afecção, por sua vez, é um termo com conceitos de anomalia, disfunção, lesão, doença e síndrome. Um exemplo: o bicho geográfico é uma afecção causada por larvas e vermes que parasitam a pele humana.

O que significa a palavra afecções?

1. Doença que tem frequentes manifestações. 2. Comoção.

Como tratar de um Abrasao na pele?

Primeiros socorros para abrasões

  1. Acalmar seu filho.
  2. Lavar bem as mãos.
  3. Lavar a área atingida com água e sabão, mas não esfregar a ferida.
  4. Aplicar uma loção ou creme antisséptico.
  5. Cobrir a área com uma bandagem adesiva ou gaze se a área estiver nas mãos ou nos pés, ou se for provável que grude no vestuário.

Quais são os tipos de lesões da pele?

Conheça os Tipos de Lesões de Pele (Cutâneas)!

  • Máculas. Máculas são lesões planas e não palpáveis, em geral com diâmetro < 10 mm.
  • Pápulas. Pápulas são lesões elevadas, em geral com diâmetro < 10 mm e que podem ser sentidas ao tato ou à palpação.
  • Bolhas.
  • Placas.
  • Pústulas.
  • Vesículas.
  • Nódulos.
  • Urticárias (urticas ou vergões)

O que é uma lesão Papulosa?

Pápulas são lesões elevadas, geralmente palpáveis, com diâmetro 10 mm. O líquen plano (foto) pode se manifestar com uma erupção papular.

Como tratar uma lesão na pele?

Quais são os tipos de lesões elementares?

As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.

O que são pápulas na pele?

Pápulas são lesões sólidas que aparecem na pele com menos de 1 centímetro. As bordas das pápulas são geralmente bem definidas. Aparentes ou nem tanto, podem assumir a cor normal da pele ou apresentar uma variação para marrom ou mais arroxeada, por exemplo.

LEIA TAMBÉM:   O que e a Aeronautica?

O que é hiperpigmentação e pápula?

Pápula é um tipo de lesão que acontece na pele, normalmente menor que um centímetro de diâmetro, e é caracterizada por mudanças na cor e na textura da pele. Frequentemente elas podem se agrupar e gerar uma erupção cutânea. Elas também podem estar associados com características secundárias, como crostas ou escamas.

Quais são os principais tipos de lesões?

4 principais tipos de lesões que existem e como podem ser tratadas 1 Tipos de lesões: fratura óssea 2 Luxação 3 Entorse 4 Estiramento ligamentar

Quais são os sintomas das lesões cutâneas?

Atrofia: adelgaçamento da pele, devido à diminuição dos elementos constituintes do tecido. Os sintomas mais associados às lesões cutâneas são: prurido, dor, parestesia e ardência. Basta descrever o sítio anatômico onde encontra-se a lesão: disseminada, seguindo a linha de um dermátomo, membro inferior, etc.

Qual a terminologia para a descrição das lesões da pele?

Desenvolveu-se uma extensa terminologia para padronizar a descrição das lesões da pele, incluindo Erupção é um termo geral atribuído a um exantema cutâneo temporário. (Ver também Avaliação do paciente dermatológico e Testes diagnósticos para doenças de pele .) Máculas são lesões planas e não palpáveis, geralmente com diâmetro < 10 mm.