Como descobrir tuberculose latente?

Como descobrir tuberculose latente?

A metodologia atual para diagnóstico da infecção latente por tuberculose, usada há mais de 100 anos, é conhecida como teste tuberculínico (PPD – do inglês purified protein derivative).

Como avaliar resultado de PPD?

Resultados do exame PPD 10 mm ou mais: resultado positivo, indicando infecção pela bactéria da tuberculose.

Como rastrear tuberculose?

A baciloscopia direta do escarro é método fundamental porque permite descobrir as fontes mais importantes de infecção – os casos bacilíferos. Esse exame, quando executado corretamente, permite detectar de 70 a 80\% dos casos de tuberculose pulmonar em uma comunidade.

Qual exame mostra a tuberculose?

ATENÇÃO: a radiografia de tórax deve ser realizada em todas as pessoas com suspeita clínica de tuberculose pulmonar. Juntamente com as radiografias de tórax, sempre devem ser realizados exames laboratoriais (baciloscopias e/ou teste rápido molecular e cultura), na tentativa de buscar o diagnóstico bacteriológico.

LEIA TAMBÉM:   O que pode ser incluido no testamento?

Como é o tratamento da tuberculose latente?

O tratamento preferido da Infecção Latente por Tuberculose (ILTB) em crianças menores de 10 anos é realizado com a rifampicina(R) , na dose de 10mg/Kg de peso até a dose máxima de 600mg por dia.

Como funciona a leitura do PPD?

A prova tuberculínica é um teste diagnóstico de ILTB que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica, em que a leitura é realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo ser estendido até 96 horas (BRASIL, 2011b).

Como interpretação prova tuberculínica?

Se a leitura da prova tuberculínica inicial for menor do que 10 mm, o indivíduo deve ser submetido a uma nova testagem em um intervalo de uma a três semanas, estando o efeito booster caracterizado quando a medida do segundo teste for maior ou igual a 10 mm, com um crescimento de pelo menos 6 mm comparado ao primeiro.