Índice
Como delegar de forma eficaz?
6 passos para delegar tarefas efetivamente
- Comece com o desapego. Às vezes, o maior desafio para os líderes é perder o controle.
- Seja estratégico. É importante escolher a pessoa certa para a tarefa.
- Defina suas expectativas.
- Não faça microgerenciamento.
- Confie na sua equipe.
- Faça revisão após a conclusão da tarefa.
Que tarefas podem ser delegadas?
Delegar é dar para a outra pessoa a responsabilidade pela execução de uma tarefa, atividade ou projeto. Ou seja, quando um gestor delega, ele está transferindo a autoridade sobre aquela atividade para o seu subordinado.
Quais são os pontos importantes que precisam ficar claros ao delegar uma tarefa?
Confira a seguir algumas dicas!
- Conheça todos os processos da empresa. Antes de delegar as tarefas, é fundamental que o líder saiba executá-las.
- Observe as habilidades dos colaboradores.
- Oriente de forma adequada.
- Antecipe problemas.
- Meça os resultados.
- Ofereça feedbacks.
- Ouça os colaboradores.
O que podemos delegar?
Para delegar tarefas de forma eficiente você precisa conhecer os pontos fracos e fortes da sua equipe, para saber exatamente o que esperar de seus colaboradores e quais tarefas poderá delegar para cada um. Uma vez definido o que você delegará, precisa ser claro sobre o que precisa de cada um e cobrar prazos.
Como delegar com sucesso?
Veja a seguir 7 dicas para delegar com sucesso!
- 1- Organize os projetos em andamento.
- 2- Evite se tornar um líder multitarefa.
- 3- Estabeleça prazos bem claros.
- 4- Conheça a sua equipe.
- 5- Invista em treinamento.
- 6- Acompanhe as atividades e ofereça feedbacks regulares.
- 7- Tenha a ferramenta certa para coordenar processos.
Como o líder delega?
Inicialmente, o líder precisa de competências básicas para tal, como saber lidar com pessoas, saber transmitir sua opinião, interagir e ouvir a equipe. Para que possa delegar tarefas, é necessário um bom conhecimento sobre os subordinados, ou seja, saber o que ele espera da pessoa para quem ele vai delegar essa tarefa.
Por que se deve delegar ou não delegar tarefas?
Só reforçando, como líder, delegar é importante porque você não pode – e não deve – fazer tudo sozinho. Delegar capacita sua equipe, gera confiança, auxilia no desenvolvimento profissional e te ajuda a identificar quem é mais adequado para lidar com determinadas tarefas ou projetos.
Quando é hora de delegar?
Então, se você estiver com a agenda abarrotada e, principalmente, se a falta de tempo for o motivo pelo qual você está recusando novos projetos, isso é um sinal de que você precisa delegar tarefas. Ou de que talvez não esteja delegando o suficiente.
Qual a importância de saber delegar tarefas?
Uma das grandes importâncias de delegar atividades é evitar a sobrecarga de trabalho e a falta de tempo para exercer as funções exigidas, afinal, é o que acontece quando um líder centraliza processos burocráticos.