Como declarar pensao alimenticia de dependente?

Como declarar pensão alimentícia de dependente?

A pensão deve ser informada na ficha de “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior”. Localize essa ficha no menu do lado esquerdo da tela de preenchimento do IR 2021. Se a pensão estiver no seu nome, selecione a aba “titular”. Caso esteja em nome dos filhos, selecione a aba “dependentes”.

Onde declarar a pensão alimentícia no Imposto de Renda?

O recebimento deve ser informado na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física” e, caso o beneficiário possua o Carnê-Leão, é preciso apenas importar as informações do programa para o sistema de declaração do Imposto de Renda.

Como declarar o recebimento ou pagamento da pensão alimentícia?

Sim, declarar o recebimento ou o pagamento da pensão alimentícia é necessário e, para isso, é fundamental saber como preencher corretamente a documentação nos dois casos. Qualquer valor monetário recebido pelo contribuinte deve ser declarado no seu IR.

LEIA TAMBÉM:   O que e mancha de sangue patente?

Como incluir a pensão alimentícia na Declaração?

Quem paga pensão alimentícia deve incluir o beneficiário como alimentando na declaração. Para isso, é necessário informar o nome completo, data de nascimento e CPF em um campo específico, localizado na coluna esquerda do programa ou plataforma.

Como declarar a pensão alimentícia e rendimento tributável?

Pensão alimentícia é gasto dedutível para quem paga e rendimento tributável para quem recebe. Veja como declarar as duas situações no imposto de renda 2021 A pensão alimentícia só deve ser informada na declaração de IR quando definida por decisão judicial ou extrajudicial (escritura pública).

Como recolher imposto sobre a pensão alimentícia?

Quando o valor mensal de pensão alimentícia ultrapassa R$1.903,98, é preciso recolher imposto sobre a quantia através do DARF de Carnê-Leão. Há duas opções para cumprimento dessa obrigação tributária: através do e-CAC ou pelo aplicativo DeclareFacil.

Como deve declarar o contribuinte divorciado ou separado judicialmente ou por escritura pública?

O contribuinte casado pode apresentar declaração em separado ou em conjunto com o cônjuge ou companheiro….Declarar em Separado

  1. Total dos rendimentos próprios;
  2. 50\% dos rendimentos produzidos pelos bens comuns; e.
  3. Compensar 50\% do imposto pago ou retido sobre esses rendimentos.
LEIA TAMBÉM:   O que aconteceu em 1889 a 1930?

Como declarar a pensão alimentícia recebida no Imposto de Renda 2021?

Basta ir na opção “Rendimentos Tributáveis de Pessoa Física/Exterior”. Para o caso de valor mensal inferior a R$ 1.903,98, será preciso ir apenas na opção “Outras informações” e preencher a coluna “Pensão alimentícia e outros”.

Será que o divorciado pode se identificar como solteiro?

Portanto, hoje o divorciado não pode se identificar como solteiro, pois, uma vez casado, jamais voltará a este status. O estado civil é considerado atributo da personalidade na mesma dimensão que o nome, constitui parte da identificação de uma pessoa”, afirmou.

Qual a declaração utilizada pelo casal para informar a data da separação?

Declaração utilizada pelo casal para informar a data em que ocorreu a separação de fato que encerrou a relação conjugal. Documento firmado pelo casal hipossuficiente para obter isenção das despesas de cartório com o casamento civil. Instrumento pelo qual o casal reconhece que sua relação afetiva e amorosa não configura a união estável.

Como conseguir a declaração de solteiro?

Caso você esteja no Brasil, o procedimento para conseguir a declaração de solteiro é o seguinte: Vá até o cartório onde você foi registrado e solicite sua Declaração de Solteiro; Faça o apostilamento do comprovante de estado civil.

LEIA TAMBÉM:   O que e uma avaliacao PDA?

Qual a declaração utilizada para a separação de corpos?

Declaração utilizada para manifestar de modo formal que já ocorreu a separação de corpos do casal. Declaração utilizada pelo casal para informar a data em que ocorreu a separação de fato que encerrou a relação conjugal. Documento firmado pelo casal hipossuficiente para obter isenção das despesas de cartório com o casamento civil.