Como declarar pagamento de pos-graduacao no Imposto de Renda?

Como declarar pagamento de pós-graduação no Imposto de Renda?

Despesas com cursos de educação superior podem ser deduzidos da declaração de imposto de renda, dentro do valor limite de R$ 3.561,50 por pessoa ao ano. Os gastos incluem taxas de matrícula e mensalidades de cursos de graduação e pós-graduação, como mestrado, doutorado e especializações.

Como declarar curso de pós-graduação no Imposto de Renda 2021?

As despesas com educação devem ser informadas na ficha “Pagamentos Efetuados”, observando cada código e sua função. Nesse caso, o código é 01 (instrução no Brasil) ou 02 (instrução no exterior). Além do documento que comprove a despesa, o cidadão também deve informar o CNPJ e o nome da instituição.

Quanto se pode deduzir em despesas de Educação?

Quanto é que se pode deduzir em despesas de educação? Em geral, cada agregado familiar pode deduzir à sua coleta de IRS 30\% das despesas de educação por si suportadas, até ao limite global de 800 euros. Mas há exceções a este regime.

LEIA TAMBÉM:   Quantos jogadores no minimo pode iniciar um jogo de futsal?

Como são dedutíveis as despesas de Educação?

Embora não apareçam especificadas no referido artigo, são ainda dedutíveis como despesas de educação: * desde que ministrado em estabelecimentos integrados no sistema nacional de educação ou reconhecidos pelo ministério. Para as despesas de educação poderem ser deduzidas, devem: Estar isentas de IVA ou sujeitas à taxa reduzida de IVA de 6\%.

Quais são as despesas com educação própria ou dependente?

Despesas com educação, própria ou dos dependentes possuem dedução de R$ 3.561,50 por pessoa em 2018. Dúvida do contribuinte: Trabalho na área de T.I e fiz a compra de um pacote de cursos online para me especializar na área. Neste caso posso declarar essa despesa no momento de realizar minha declaração?

Por que as despesas de educação devem ser levadas em conta?

De modo a que as despesas de educação sejam levadas em conta para efeitos de dedução à coleta de IRS, é essencial que os respetivos comprovativos contenham o Número de Identificação Fiscal (NIF) de um dos elementos do agregado familiar. Os gastos dos filhos podem estar associadas ao NIF dos pais.