Como declarar imposto de renda de pensionista?

Como declarar imposto de renda de pensionista?

A regra geral é que os rendimentos de aposentadoria e pensão devem ser declarados como rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica. Para quem recebe a aposentadoria pela Previdência Social e tem mais de 65 anos, é possível ter uma parcela de isenção, desde que os rendimentos não passem os R$ 24.751,74 no ano.

Quem recebe benefício tem que declarar imposto de renda?

Declaração do IR 2021 para quem recebe pensão e aposentadoria. Os aposentados que recebem, além da aposentadoria comum, pensão por morte ou aposentadoria de outro regime de previdência – como a privada – precisam declarar todos os benefícios.

Como declarar Imposto de Renda 2021 pensionista?

A parcela isenta de aposentadoria ou pensão para maiores de 65 anos deve ser informada na ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis”. Localize a ficha no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do IR 2021.

LEIA TAMBÉM:   Quem inventou o brinco de argola?

Quais são os benefícios tributáveis?

Devem ser declarados na seção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Os benefícios tributáveis, por outro lado, são aqueles sobre os quais haverá dedução de imposto de renda: aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, especial e por invalidez, o salário maternidade e a pensão por morte.

Quais são os benefícios tributáveis para aposentadoria de pensão por morte?

Os benefícios tributáveis, por outro lado, são aqueles sobre os quais haverá dedução de imposto de renda: aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, especial e por invalidez, o salário maternidade e a pensão por morte. Os valores percebidos a título de aposentadoria de pensão por morte são tributáveis.

Quais são os valores tributáveis recebidos por pessoa jurídica?

Em regra, os valores percebidos a título de aposentadoria (paga ao segurado) e de pensão por morte (paga ao dependente) são tributáveis. Por essa razão, devem ser declarados na ficha de “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.

Por que a aposentadoria é tributável?

Paula Antonela, do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), reforça que a aposentadoria é considerada um rendimento tributável, e por isso deve ser informada. Mas, dependendo da idade, o aposentado pode receber uma parcela de isenção dos valores recebidos.