Como declarar despesas com funeral no Imposto de Renda?

Como declarar despesas com funeral no Imposto de Renda?

Despesas de funeral podem ser lançadas para abater do IR? Não, este pagamento não é dedutível por falta de previsão legal.

Como declaração pagamento de plano funeral?

Há muita divergência, por exemplo, no que diz respeito a forma de declarar os gastos funerários no Imposto de Renda. Segundo a lei, somente o valor recebido a título de auxílio funeral está sujeito à incidência do IR, devendo ser incluído na Declaração de Ajuste Anual do beneficiário.

Qual a informação sobre a dedução de despesas de funeral em Portugal?

Contudo, o manual da Autoridade Tributária e Aduaneira sobre o IRS anual não contempla qualquer informação sobre a dedução de despesas deste género (nem há registo de já terem existidos deduções anteriormente), pelo que se depreende que não podem ser feitas nenhumas deduções com despesas de funeral em Portugal.

LEIA TAMBÉM:   Onde posso ver se tenho dividas?

Posso deduzir despesas no imposto a pagar?

Os contribuintes que não pagam IRS não podem deduzir quaisquer despesas. As deduções são um abatimento fiscal. Se não há lugar ao pagamento de imposto, não pode existir desconto. Também não é possível deduzir despesas num montante superior ao imposto a pagar (coleta).

Como declarar o subsídio de funeral no IRS?

O manual da Segurança Social sobre o subsídio de funeral é bastante claro: os valores que o contribuinte venha a receber da Segurança Social a título de subsídio de funeral para ajudar às despesas com um funeral não necessitam de ser declarados para efeitos de IRS. Saiba mais sobre o subsídio de funeral e sobre o que não precisa declarar no IRS.

Que despesas podem não ser dedutíveis na declaração do imposto de renda?

DESPESAS QUE PODEM OU NÃO SER DEDUTÍVEIS NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA (MODELO COMPLETO) Descrição É Permitida a Dedução? Observação Pensão Alimentícia – judicial Sim Até o limite fixado pela ação judicial Pensão paga por liberalidade Não Pensão alimentícia – sentença estrangeira Sim Desde que homologada pelo STF