Como controlar tripes na soja?

Como controlar tripés na soja?

Os resultados elencam o princípio ativo Imidacloprido como de eficiência superior a 80\% para o controle da população de tripes, além da alta eficiência o tratamento a base de imidacloprido obteve maior custo/benefício em relação aos demais tratamentos.

Como os insetos se tornam resistentes?

Em insetos, a pressão de seleção que resulta na evolução da resistência é o contínuo uso de elevadas doses de inseticidas ou bioinseticidas que compartilham do mesmo modo de ação, o que favorece a sobrevivência de indivíduos portadores de genótipos resistentes.

Quais são os 3 pilares fundamentais para a gestão integrada de pragas?

Já os pilares são:

  • Controle Cultural.
  • Controle biológico.
  • Controle comportamental.
  • Controle genético.
  • Controle varietal.
  • Controle químico.

Quais são as vantagens e desvantagens do manejo integrado de pragas?

Vantagens do Manejo Integrado de pragas

  • Evita a resistência das pragas, melhorando a eficiência do controle;
  • Preserva os inimigos naturais na área;
  • Ajuda na manutenção do ambiente de produção, reduzindo as chances de contaminação ambiental;
LEIA TAMBÉM:   Quando secar a vaca?

Como controlar a tripes?

O vento é o principal fator de dispersão de adultos (Mombelli). Das alternativas de controle para tripes, a utilização de inseticidas químicos é a que oferece maior eficiência.

O que é tripes no soja?

As tripes (ordem Thysanoptera) configuram pragas secundárias na cultura da soja, ou seja, apesar de causarem prejuízos, normalmente elas não representam um dano econômico expressivo. Entretanto, em algumas situações, a infestação cresce significativamente, podendo ocasionar grandes perdas de produtividade.

Onde a lagarta elasmo ataca?

Na cultura do milho em alguns anos ocorre o dano da lagarta elasmo, causado na região do colo, penetrando em seguida no colmo e fazendo galerias no seu interior, o que provoca o perfilhamento e/ou a morte da planta.

Quais as condições para se ter problemas com a lagarta elasmo Elasmopalpus Lignosellus e como controlá lá de maneira eficiente?

A alta umidade do solo é o principal fator abióti- co que pode ser utilizado no manejo de elasmo. Age negativamente em qualquer estágio do ciclo biológico da praga. Porém, a sua importância é maior no início da fase larval, causando alta mor- talidade.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a coisa curiosa em Paraguai?

Como as populações de insetos se tornam resistentes?

Ou seja, a resistência de pragas é um processo natural, alguns indivíduos são suscetíveis, outros são resistentes. Este fenômeno é genético, ocorre por uma alteração no DNA desses parasitas, e eles se tornam diferentes dos demais, o que permite que sobrevivam ao inseticida.