Como contabilizar juros e multas sobre parcelamento de impostos?

Como contabilizar juros e multas sobre parcelamento de impostos?

A contabilização é realizada na conta de despesas tributárias e não na conta de dedução da receita, pois o parcelamento confessado no exercício é despesa tributária do exercício e não cabe o registro contábil na conta dedução de Receita por não estar relacionada com a receita.

Como lançar parcelamento INSS na contabilidade?

A maneira mais adequada é primeiramente contabilizar o montante da dívida em conta específica no Passivo, retirando este saldo da conta de INSS a Recolher.

Como contabilizar empréstimos bancários com juros?

Já os juros pré-fixados incidentes sobre o empréstimo serão lançados em conta redutora denominada “Juros a Transcorrer”, também no Passivo Circulante (PC) ou Passivo Não Circulante (PNC), para apropriação futura como despesa, em função da fluência do prazo.

LEIA TAMBÉM:   O que faz um Gerente de escritorio?

Como contabilizar os juros de um financiamento?

O valor relativo aos juros e outros encargos financeiros serão registrados contabilmente na própria conta que registra o empréstimo ou financiamento, tendo como contrapartida uma conta de despesas financeiras.

Como contabilizar os juros antecipadamente?

4) Note que se sua empresa pagou os juros antecipadamente, vc deve contabilizar o total dos juros em conta de Despesas Diferidas no Ativo Circulante; e a partir daí apropriar a parcela mensal em Despesas Financeiras em conta de Juros Pagos (DRE) .

Como Vc vai contabilizar os juros mensais?

5) Agora se o juros são pagos junto com a parcela mensal do principal, aí vc só vai contabilizar os juros mensais sem fazer nenhuma apropriação. Vc só vai reconhecer o valor do principal no Passivo Circulante e Passivo Não Circulante e fazer a baixa por pagamento da parcela do mês.

Qual a base legal da contabilidade das sociedades por ações?

Base Legal: Art. 5º da Lei nº 6.404/1976 e; FUNDAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISAS CONTÁBEIS, ATUARIAIS E FINANCEIRAS – FIPECAFI. Manual de contabilidade das sociedades por ações. São Paulo: Editora Atlas, 2003 (Checado pela Valor em 01/08/21).

LEIA TAMBÉM:   Quanto de fezes temos no intestino?

Quais são os juros sobre o capital próprio?

Os juros sobre o capital próprio criado pelo artigo 9º da Lei nº 9.249/1995 apesar de facultativo é uma forma de remuneração adicional àquela decorrente da participação nos lucros, pago aos acionistas, titulares ou sócios das empresas.