Como calcular o seguro fianca locaticia?

Como calcular o seguro fiança locatícia?

O custo do seguro fiança locatícia oscila entre uma a três vezes o valor do aluguel, dependendo da seguradora, das coberturas contratadas e do perfil do locatário. Esse valor pode variar, principalmente, de acordo com a análise de crédito do candidato, feita pela seguradora.

Quem contrata o seguro fiança locador ou Locatario?

Como a finalidade deste tipo de seguro é substituir outras formas de garantia dada pelo locador ao proprietário do imóvel, a apólice do Seguro Fiança Locatícia é contratada pelo inquilino. Porém, quem fica como segurado é o proprietário do imóvel, que é quem deve receber as indenizações, caso a apólice seja usada.

Qual a vantagem do seguro fiança?

O seguro fiança facilita as transações imobiliárias e traz uma importante vantagem na análise da ficha cadastral do inquilino. Como a análise de crédito e risco de inadimplência do contrato são transferidos para a seguradora, o processo de locação do imóvel fica mais rápido.

Quem é o beneficiário do seguro fiança?

Apesar de ser contratado pelo inquilino, o beneficiário do seguro fiança é o proprietário do imóvel. Ao proprietário está garantida a indenização referente aos aluguéis em atraso por até 30 meses.

LEIA TAMBÉM:   Qual o impacto da pandemia na vida dos jovens?

Por que não é permitido o uso do seguro fiança?

Entre os tipos de locação para as quais não é permitido o uso do seguro fiança estão as locações de estacionamentos, apart-hotéis, hotéis ou similares e locações para sócios ou parentes de donos de imobiliárias e do proprietário do imóvel, entre outros casos. Qual é a renda exigida para a aprovação do aluguel por meio do seguro fiança?

Quem é a operadora do seguro fiança?

A instituição financeira operadora do seguro fiança é a responsável por pagar a indenização pelos valores em atraso. De acordo com as condições previstas para a modalidade contratada, a seguradora fará o pagamento ao proprietário do imóvel e em seguida cobrará do inquilino, inclusive judicialmente, a regularização dos pagamentos.