Índice
Como calcular o orçamento para campanhas de marketing?
As variáveis ideias para calcular o orçamento de cada campanha são:
- Metas (vendas, conversões, etc.).
- Tamanho do público-alvo.
- Tipo de produto (disruptivo ou consolidado).
- Perfil do cliente (B2B).
- Maturidade da empresa no marketing digital.
- Força dos concorrentes e custos de leilão para o segmento.
Como definir orçamento de marketing?
Como definir um orçamento de marketing
- Faça o diagnóstico dos resultados anteriores.
- Conheça seu público-alvo a fundo.
- Defina objetivos claros (Ex: aumentar a base de clientes em 20\% ou conquistar um novo nicho de mercado)
- Trace estratégias para atingir seus objetivos (Ex: investir em marketing digital)
Qual é o orçamento de marketing?
O orçamento de marketing é o documento que alinha suas estratégias de divulgação e promoção à realidade do seu financeiro. Ou seja: é a conversão do seu plano de marketing em números. Logo, você precisa de um planejamento estratégico prévio para chegar a esses valores e estimar seus gastos com o máximo de precisão.
Qual a referência para o orçamento de uma agência de marketing?
Se a categoria de gasto diz respeito a algo que você já fez ou já utilizou antes, então, você tem alguma referência do quanto precisa disponibilizar. Por exemplo, se um dos itens no seu orçamento é o pagamento da agência de marketing, e você já trabalhou com uma agência no passado, pode usar o contrato anterior como referência base.
Qual o orçamento de marketing de uma grande corporação?
O orçamento de marketing de uma grande corporação é bem mais complexo e cruza variáveis como dados históricos, objetivos, comparação com a concorrência e porcentagem de receitas. Inclusive, em muitos segmentos, há uma porcentagem padronizada pelos grandes players.
Quais os canais mais importantes no orçamento do marketing brasileiro?
O estudo também revela que os canais mais importantes no orçamento do marketing brasileiro são a TV aberta (58,3\%), internet (17,1\%) e mídia exterior (8,4\%). No entanto, esses números servem apenas como referência, pois o seu orçamento precisa ser definido a partir de critérios como: Histórico de investimentos e resultados do marketing.