Como calcular o numero complexo?

Como calcular o número complexo?

Os números complexos são escritos na sua forma algébrica da seguinte forma: a + bi, sabemos que a e b são números reais e que o valor de a é a parte real do número complexo e que o valor de bi é a parte imaginária do número complexo. Podemos então dizer que um número complexo z será igual a a + bi (z = a + bi).

Como calcular o produto de um número complexo?

Ā = a – bi é o conjugado desse número.

  1. Propriedade 1: O produto de um número complexo por seu conjugado é igual à soma dos quadrados da parte real com a parte imaginária do número complexo.
  2. Propriedade 2: Se um número complexo A for igual ao seu conjugado, então A é um número real.

Como calcular a soma de números complexos?

A adição de números complexos é realizada através da adição dos termos semelhantes, ou seja, somamos as partes reais de cada número e depois as partes imaginárias.

LEIA TAMBÉM:   Que que significa TGA?

Como calcular a parte imaginária de um número complexo?

Quando b=0, z é real, quando a=0, dizemos que z é um imaginário puro. Assim, para o cálculo da parte imaginária do número complexo seguindo z=1+7i, é necessário entrar parte_imaginaria(1+7i) ou diretamente 1+7i, se o botão parte_imaginaria já aparecer, o resultado 7 é retornado.

Como podemos associar um número complexo a um ponto?

Podemos associar qualquer número complexo z = a +bi a um ponto no plano de Argand-Gauss. No eixo das abscissas (eixo real,) representa-se a parte real, e, no eixo das ordenadas (eixo imaginário), a parte imáginária do número complexo. O ponto P é o afixo ou imagem geométrica de z. Represente no plano de Argand-Gauss os números complexos:

Quais são os números complexos?

Os números complexos formam um conjunto numérico que é mais abrangente que os números reais. Eles surgiram após inúmeros estudos, sobretudo após tentativas de se resolver equações do segundo e do terceiro grau.

Como realizar a adição de dois números complexos?

Adição de dois números complexos. Para realizarmos a adição de dois números complexos z 1 e z 2, faremos a soma da parte real de z 1 e z 2 e a soma da parte imaginária, respectivamente. z1 + z2 = (a + c) + (b + d) i. Realização da soma de z 1 e z 2. z1 + z2 = (2 + 1) + (3 + 2) i. Realização da soma de z 1 e z 2.

LEIA TAMBÉM:   Qual tinta de cabelo pode passar em crianca?

Quando começou a descoberta dos números complexos?

A descoberta dos números complexos foi realizada no século XVI graças as contribuições do matemático Girolamo Cardano (1501-1576). No entanto, somente no século XVIII que esses estudos foram formalizados pelo matemático Carl Friedrich Gauss (1777-1855).